Goodreads

Destaques

0 O Último Segredo | Opinião


«Uma paleógrafa é brutalmente assassinada na Biblioteca Vaticana quando consultava um dos mais antigos manuscritos da Bíblia, o “Codex Vaticanus”. A polícia italiana convoca o célebre historiador e criptanalista português, Tomás Noronha, e mostra-lhe uma estranha mensagem deixada pela assassino ao lado do cadáver.
A inspectora encarregada do caso é Valentina Ferro, uma beldade italiana que convence Tomás a ajudá-la no inquérito. Mas a sucessão de homicídios semelhantes noutros pontos do globo leva os dois investigadores a suspeitarem de que as vítimas estariam envolvidas em algo que as trascendia. Na busca da solução para os crimes, Tomás e Valentina põem-se no trilho dos enigmas da Bíblia, uma demanda que os conduzirá à Terra Santa e os colocará diante do último segredo do Novo Testamento:
A verdadeira identidade de Jesus Cristo.

Baseando-se em informações históricas genuínas, José Rodrigues dos Santos confirma-se nesta obra excepcional como o grande mestre do mistério. Mais do que um notável romance, “O Último Segredo” desvenda-nos a chave do mais desconcertante enigma das escrituras.»




Editora: Gradiva
Nº Páginas: 564
comprar




A Minha Opinião:
A quinta e mais recente aventura de Tomás Noronha!
Depois da última aventura de Tomás Noronha («Fúria Divina») é com alguma tristeza que vejo José Rodrigues dos Santos voltar ao seu ritmo monótono. 
«O Último Segredo» aborda um tema interessante e polémico, mas o modo óbvio e repetitivo com que o faz rouba imenso à qualidade deste livro. 
A fórmula, além de não ser novidade nenhuma, é também muito semelhante à (repetidamente) utilizada por Dan Brown nos seus livros. A história é boa, como sempre, misturando o passado histórico com a tecnologia mais moderna e respectiva aplicabilidade futura. Contudo, as explicações são cansativas e repetitivas, abafando a acção do livro e tomando grande parte do mesmo. 
Tenho a lamentar, mais uma vez, as piadolas «sedutoras» de Tomás...só espero que José Rodrigues dos Santos não tente nenhuma destas tristes abordagens com senhoras de carne e osso...





✏ José Rodrigues dos Santos nasceu em 1964 Moçambique. É sobretudo conhecido pelo seu trabalho como jornalista, carreira que abraçou em 1981, na Rádio Macau. Trabalhou na BBC, em Londres, de 1987 a 1990, e seguiu para a RTP, onde começou a apresentar o 24 horas. Em 1991 passou para a apresentação do Telejornal e tornou-se colaborador permanente da CNN entre 1993 e 2002. Doutorado em Ciências da Comunicação, é professor da Universidade Nova de Lisboa e jornalista da RTP, tendo ocupado por duas vezes o cargo de Director de Informação. da televisão pública. É um dos mais premiados jornalistas portugueses, galardoado com dois prémios do Clube Português de Imprensa e três da CNN, entre outros.

 A Chave de Salomão - Gradiva Publicações 2014  Um Milionário em Lisboa - Gradiva Publicações 2013 O Homem de Constantinopla - Gradiva Publicações 2013 A Mão do Diabo - Gradiva Publicações 2012  O Último Segredo - Gradiva Publicações 2011  O Anjo Branco - Gradiva Publicações 2010 Fúria Divina - Gradiva Publicações 2009 A Vida Num Sopro - Gradiva Publicações 2008   A Ilha das Trevas - Gradiva Publicações 2007 O Sétimo Selo - Gradiva Publicações 2007 A Fórmula de Deus - Gradiva Publicações 2006  O Codex 632 - Gradiva Publicações 2005 A Filha do Capitão - Gradiva Publicações 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário