Destaques

0 O Herdeiro de Oz ~ de Gregory Maguire (The Wicked Years #2)

O Herdeiro de Oz - Sinopse:
«Dez anos após a publicação de A Bruxa de Oz, o prezado romancista Gregory Maguire regressa à terra de Oz. Aí apresenta-nos a Liir, um adolescente visto pela última vez escondido nas sombras do castelo depois de Dorothy pôr fim à vida da Bruxa. Abandonado ferido num barranco, Liir encontra-se despedaçado tanto física quanto espiritualmente. No Convento de Santa Glinda é curado pela noviça silenciosa Candle, que o traz de volta à vida com os seus dons musicais. 
Que força obscura deixou Liir neste estado? Será ele realmente filho de Elphaba? Tem na sua posse a vassoura e a capa da Bruxa, mas será que tem os seus poderes? Será capaz de descobrir a sua suposta meia-irmã Nor, vista pela última vez na sinistra prisão de Southstairs? Conseguirá cumprir os últimos desejos de uma princesa moribunda? Numa Oz que, desde a partida do Feiticeiro, se encontra sob um novo e perigoso governo, será Liir capaz de manter o anonimato o tempo suficiente para crescer?» 

Editor: Casa das Letras (2007) 
N.º de Páginas: 406 
Título Original: Son of a Witch 
Cotação: 

 Só 8,90€!


Frases do Livro:
«A visão tornaria os santos cegos.» (~Gregory Maguire)
«A providência providencia.» (~Gregory Maguire)
«O mais meigo dos gatos é capaz de matar um pássaro no espaço de meio ronrom.» (~Gregory Maguire)
«Os finais felizes não deixam de ser finais.» 
A Minha Opinião:

A leitura de O Herdeiro de Oz foi, para mim, menos penosa do que havia sido a de A Bruxa de Oz, já que as personagens não são as originais de O Feiticeiro de Oz, pelo menos não os protagonistas - mas isso não quer dizer que tenha gostado mais deste livro...

A caracterização das personagens continua a ser fracamente executada; a acção é ainda mais escassa, decorrendo a um ritmo bastante lento; a emoção é pouquíssima e a desorganização de Gregory torna-se frustrante. 

Mais uma vez, os acontecimentos sucedem-se sem qualquer objectivo aparente e quando damos por nós já passámos mais de metade do livro e ainda não aconteceu nada de relevante...nem percebemos tampouco onde pretende este livro chegar. Se ficaram dúvidas desde A Bruxa de Oz desengane-se quem pensa que estas serão esclarecidas em O Herdeiro de Oz e, para poupar tempo aos outros leitores, posso já avisar que também não é em O Leão de Oz que vemos resposta às nossas perguntas. The Wicked Years é uma saga composta por 4 volumes sendo que os dois do meio não dão avanço nenhum à história. 

Visto que em O Herdeiro de Oz Gregory já não estava completamente  limitado aos parâmetros estabelecidos em O Feiticeiro de Oz nem Liir, o protagonista, destinado ao mesmo triste, e bem conhecido, fim que Elphaba, seria de experar que o autor ultrapassasse estas barreiras e concretizasse melhor o enredo - mas não é o que acontece.  E apesar de O Herdeiro de Oz ser muito diferente de A Bruxa de Oz, é igualmente aborrecido e soporativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário