Destaques

0 Trump Revelado | Opinião


Wook.pt - Trump ReveladoCompleta, equilibrada, credível, objectiva - a melhor e mais completa biografia do novo presidente dos EUA, feita por uma equipa de mais de 20 jornalistas de um dos mais prestigiados jornais do mundo, o The Washington Post.

Uma história de ambição, ego, dinheiro e poder.


Autor: Michael Kranish e Marc Fisher
Editor: Editorial Planeta (Março, 2017) 
Género: Biografia
Páginas: 512
Original: Trump Revealed: An American Journey of Ambition, Ego, Money, and Power (2016) 


opinião
★★★★☆
«Donald fala como um operário, mas tem o mundo.» - 296

Trump Revelado resulta de uma investigação levada a cabo por mais de 20 jornalistas do The Washington Post. Nestas páginas consta toda a vida do 45º presidente dos Estados Unidos até à eleição, narrada de forma exaustiva e imparcial; uma leitura interessantíssima para todos os que desejem conhecer o percurso de vida de Donald Trump, como o passado influenciou as suas escolhas/personalidade, como conseguiu chegar a presidente e perspetivar como se poderá comportar no futuro.

Trump ocupa atualmente o cargo de presidente dos Estados Unidos da América em grande parte porque foi subestimado pelos outros candidatos e pela imprensa. Ao menosprezar a dimensão da frustração do eleitor, o quão fartas as pessoas estão de políticos e das suas mentiras, não se aperceberam que a retórica de Trump ia exatamente ao encontro das preocupações de muitos americanos. «Estão tão zangados que perderam a capacidade de pensar. Trump diz tudo o que é polémico e faz clique com a raiva deles.» - 377 Trump mudou as regras do jogo… Só assim um tipo cheio de dinheiro se poderia apresentar como a voz operária oprimida e ainda receber o apoio que recebeu!

Também as ações da imprensa, noticiando tudo o que Donald Trump dizia ou fazia, chafurdado em escândalo atrás de escândalo, acabaram por ter o resultado oposto. As afirmações escandalosas de Trump («a sua linguagem vulgar, os insultos às mulheres, aos mexicanos, aos muçulmanos, a um repórter com deficiência e aos media em geral» - 382), embora mediáticas, pareciam não ser realmente importantes. Frases que acabariam com a carreia política de muitos, foram simplesmente subvalorizadas, eram apenas anedotas inofensivas proferidas por um tipo que sempre se orgulhou de ser politicamente incorreto e corrosivamente honesto.

É de lhe admirar, no entanto, a obstinação, confiança, otimismo e perseverança com que sempre conduziu a sua vida e os seus negócios embora raramente olhasse a meios para obter o fim desejado. Ao longo do livro vemos como passou por cima de muita coisa e de muita gente para levar os seus negócios a bom porto, como se tem vindo a comportar como um mentiroso potológico, um gabarolas ridículo, um preconceituoso, um elitista… e é essa conduta que assusta o mundo, isso e, tal como disse McCain, a sua capacidade para «inflamar os malucos».






Nenhum comentário:

Postar um comentário