Goodreads

Destaques

2 O que Ando a Ler | 2017

Fevereiro
Wook.pt - Harry Potter e a Ordem da Fénix
★★★★★
Harry Potter e a Ordem da Fénix - J. K. Rowling : 5

Comecei o mês com mais uma visita a Hogwarts onde as coisas se começam a complicar por intervenção do Ministério da Magia. 
Gostei muito! Embora mais extensa que as anteriores, a história não perde nem o ritmo, nem o interesse nem (ainda mais importante) a magia!



Wook.pt - Teia de Mentiras
★★★☆☆
Teia de Mentiras - Heather Gudenkauf: 3★
Diverti-me a procurar a verdade sobre o seu marido com Sarah - quer dizer, não acredito que ela se tenha divertido assim tanto, mas eu sim!... Tudo o que Sarah pensava saber sobre o marido, a pouco e pouco, acaba por se revelar falso.
As mentiras vão sendo expostas e as verdades reveladas, tornando o enredo cada vez mais misterioso e, portanto, interessante. No entanto, aborreceu-me que o livro não traga realmente nada de novo, nem em enredo nem em estratégia narrativa. 



Wook.pt - Olhando o Sofrimento dos Outros
★★★★☆
Olhando o Sofrimento dos Outros - Susan Sontag : 4★

Não tenho por hábito ler ensaios, mas gostei imenso do tempo que passei com Susan Sontag a reflectir sobre o poder, o significado e a possível intenção da fotografia de guerra/catástrofe.
Comprei o livro porque me deixei intrigar pelo título - e não me arrependo nada!




Wook.pt - A Modest Proposal And Other Satirical Works
★★★★☆
A Modest Proposal and Other Satirical Works  - Johathan Swift: 4★

Tal como o anterior, este livro não estava na minha lista, mas uma visita a St. Patrick's  Cathedral em Dublin. Jonathan Swift foi deão desta catedral, daí que aqui se encontre actualmente duas das suas máscaras mortuárias e outros artefactos relacionados com o escritor. Existe também um cantinho bem simpático onde, entre muitas outras coisas, podemos comprar alguns dos livros  que Swift escreveu e eu, claro, não resisti a comprar este e, já agora, As Viagens de Gulliver.
Acabei por gostar muito dos cinco textos aqui reunidos, nos quais Jonathan Swift satiriza, com enorme mestria, o meio social e político que o rodeia, condenando a hipocrisia e o cinismo de ambos com a ferocidade de alguém realmente indignado.



★★★☆☆
Irmãs - Claire Douglas: 3★

Mais ou menos a meio do mês instalei-me confortavelmente com Abi na casa dos irmãos gémeos Bea e  Ben e, tal como ela, tinha esperança que isto resultasse numa melhoria na sua vida, depois do trauma da morte da sua própria irmã gémea num acidente de viação pelo qual Abi se culpa. 
Esta estadia foi ficando cada vez mais estranha e suspeita, levando-me a suspeitar ora da lucidez de Abi, ora das boas intenções de Bea, ora da sinceridade de Ben. Infelizmente, quando os motivos e intenções são finalmente revelados, acabei por ficar bastante desiludida com o livro.
Decidi ler Irmãs por causa da indicação na capa de que este será um bom livro para quem gostou de A Rapariga no Comboio, afirmação com a qual, tendo lido ambos, não poderia discordar mais!



Wook.pt - Biblioteca de Almas
★★★☆☆
Biblioteca de Almas - Ransom Riggs: 3★

Este estava na minha lista há imenso tempo! Estava entusiasmadíssima para ler Biblioteca de Almas porque gostei do primeiro livro desta colecção e adorei o segundo. No entanto, comparando com os anteriores, fiquei com a sensação que este último poderia ter sido muito melhor... Para cada ponto positivo há sempre um «mas» que foi diminuindo o meu entusiasmo em relação à leitura e que me levou a ficar um bocadinho desiludida no final - o livro é bom mas, tendo em conta os anteriores, esperava mais.


Janeiro
Total: 8 livros
O meu preferido: Harry Potter e (…) (este mês li dois da saga e não me consigo decidir por um deles)
O que menos gostei: Rosa Brava
Descoberta do mês: Hermann Hesse


Wook.pt - Por um Fio
★★★☆☆
Comecei o ano na pele de uma mãe de duas meninas, esposa de um homem fantástico mas que não sabe apreciar nem dar valor ao que tem. Decidi ler Por um Fio porque li Anexos da mesma escritora e achei muito divertido. Acabei por descobrir que Por um Fio não tem o sentido de humor que estava à espera, mas não deixei de gostar do livro. Tem uma mensagem valiosa sobre as prioridades da vida, família ou trabalho, e de como pode ser tarde demais quando finalmente percebemos qual delas deve vir primeiro.
Por um Fio é uma leitura fácil e descomplicada com alguns momentos divertidos e outros comoventes, mas sempre com um abordagem pouco profunda e comprometida.



Wook.pt - Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
★★★★★

+
Viajei mais duas vezes no Expresso para Hogwarts e, como era de esperar, adorei!
Há imenso tempo que andava para ler está sabe e uma vez que me ofereceram a colecção completa – ainda para mais nesta edição tão bonita da Presença - não havia por que adiar mais. Recomendo a todas as idades, a imaginação de J. K. Rowling é estimulante para qualquer um! 



Wook.pt - Esta é a Tua Vida, Harriet Chance!
★★★☆☆
Esta é a Tua Vida, Harriet Chance! - Jonathan Evison : 3★

Inesperadamente, meti-me num cruzeiro até ao Alasca com a divertida Harriet de 78 anos que passa em revista (de modo agradavelmente mordaz) as frustrações da sua vida, desde a infância.
Harriet deixou-me a pensar sobre como nos deixamos afastar do nosso eu idealizado na juventude, em como nos vergamos perante as expectativas da sociedade em detrimento das nossas e em como, de repente, damos por nós, sem saber bem como, numa vida muito diferente daquela com que sonhámos vir a ter. 



Wook.pt - O Terceiro Gémeo
★★★★☆
A meio do mês dei por mim enraivecida contra uma entidade de pesquisa genética que levou a cabo, há cerca de 22 anos atrás, e em completo segredo, uma experiência eugénica.
Acompanhando cada passo da Dra. Ferrami, fiquei mais do que intrigada e ansiosa pelo desfecho desta história. Afinal qual o peso da herança genética no nosso carácter (ou falta dele...)?!
Mais uma vez Ken Follett não desaponta! 



Wook.pt - Deambulações Fantásticas
★★★☆☆

Deambulações Fantásticas - Hermann Hesse:  3★ 

O título acaba por resumir o livro: Deambulações Fantásticas.
Este é um conjunto de cinco contos que, embora cómicos e surreais, não devem ver o seu conteúdo menosprezado. Não posso dizer que tenha gostado de todos, mas gostei bastante da forma como cada um deles foi escrita Esta é a minha estreia com Hermann Hesse… e certamente não vou ficar por aqui!



Wook.pt - Adão e Eva no Paraíso
★★★★☆

Já estou habituada a viajar no tempo com Eça de Queirós, mas desta vez fomos um bocadinho mais longe (!)… mais precisamente até ao dia 23 de outubro de 4004 a. C., ao início da humanidade. 
Gostei muito da habilidade com que Eça mistura, sem desacreditar qualquer um deles, os ensinamentos bíblicos e as evidências da evolução; fá-lo sem os desacreditar, sem querer que percamos a fé em qualquer um deles. 



Rosa Brava
★★☆☆☆


Rosa Brava - Robert Coover: 2

A minha primeira desilusão literária do ano já tem nome: Rosa Brava. Neste livro, o seu autor realiza uma experiência interessante: esborrachar completamente as nossas pré-concebidas ideias e expectativas em relação a um conto-de-fadas bem conhecido: A Bela Adormecida.  Mas esta experiência, levada a cabo uma e outra vez sobre o leitor acaba por se tornar repetitiva, aborrecida e perde o seu sentido. 





Wook.pt - Aquista
★★★★☆
Aquista - Hermann Hesse: 4

Acabei o mês numa cómica temporada nas termas com Hermann Hesse. Gostei muito não só pelo conteúdo mas especialmente pela competência com que o escritor partilha os seus pensamentos com o leitor. Embora o bom humor esteja sempre presente, Aquista é um livro que nos deixa a pensar…




2 comentários:

  1. tenho O terceiro gemeo há meses à espera de ser lido. A minha estreia com esse senhor. Será este ano? Creio que não xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei-o porque o encontrei a 40%, mas confesso que antes disso não estava nos meus planos lê-lo.
      Tenho lido uns bons livros de Follett :) Só não gostei do Escândalo Modigliani :/

      Excluir