Destaques

2 O que Ando a Ler | 2017

Março
Total: 9 livros
O meu preferido: O Quarto de Jack
O que menos gostei: A Criada Zerlina

Wook.pt - As Desaparecidas
★★★☆☆
As Desaparecidas: Megan Miranda: 3★


Comecei o mês a tentar juntar as peças do puzzle de Megan Miranda. 
A história de Desaparecidas é-nos narrada de frente para trás, o que não nos deixa nem um bocadinho menos curiosos em relação ao desfecho do livro. 
Não posso dizer que tenha ficado particularmente entusiasmada em relação a Desaparecidas, mas fiquei surpreendida com o final (embora nada original). 


Wook.pt - Trump Revelado
★★★★☆
Trump Revelado - Michael Kranish e Marc Fisher: 4★


Ora aqui está uma personalidade que desperta a minha curiosidade!...
Trump Revelado resulta de uma investigação levada a cabo por mais de 20 jornalistas do The Washington Post. Nestas páginas consta toda a vida do 45º presidente dos Estados Unidos até à eleição, narrada de forma exaustiva e imparcial; uma leitura interessantíssima para todos os que desejem conhecer o percurso de vida de Donald Trump, como o passado influenciou as suas escolhas/personalidade, como conseguiu chegar a presidente e perspectivar como se poderá comportar no futuro. 
Ao longo do livro vemos como passou por cima de muita coisa e de muita gente para levar os seus negócios a bom porto, como se tem vindo a comportar como um mentiroso potológico, um gabarolas ridículo, um preconceituoso, um elitista… e é essa conduta que assusta o mundo, isso e, tal como disse McCain, a sua capacidade para «inflamar os malucos».


Wook.pt - A Derradeira Ilusão
★★★☆☆
A Derradeira Ilusão - Diane Chamberlain: 4

Adorei o tempo que passei com a Molly de A Derradeira Ilusão, tanto enquanto jovem adolescente como enquanto mulher madura. 
Diversificado e comovente, neste livro a autora faz um trabalho excelente na construção e aprofundamento dos laços familiares. Por isso, quando, apesar da sua fantástica família, Molly resolve cortar relações com todos, nós não podemos deixar de ficar curiosos em relação ao evento que a conduziria a tal...
Embora seja relativamente previsível, o livro não perdeu o interesse graças à genuína empatia que senti pelos seus personagens. 


★★★★★
O Quarto de Jack - Emma Donoghue: 5★

O mesmo já não posso dizer ao tempo que passei com Jack...
Mesmo filtrada através da perspectiva infantil de Jack, a história não deixa de ser horripilante: Jack e a mãe vivem fechados num pequeno quarto e enquanto para Jack esta realidade é a única que conhece e, portanto, normal, esta situação de reclusão é terrível e enlouquecedora para a sua mãe, que foi sequestrada há alguns anos. 
Este livro está muito longe de ser uma leitura fácil; em certas partes fiquei tão agitada e enervada que cheguei a ficar fisicamente mal disposta. 



Wook.pt - Ligeiramente Perigoso
★★★★☆
Ligeiramente Perigoso (Bedwyn 6) - Mary Balogh: 4★


A meio do mês vi-me forçada a encarar de vez a despedida dos Bedwyn. 😢
Ligeiramente Perigoso é o último livro desta série e um com o qual eu andava curiosa desde o início, queria saber como é que Mary Balogh se ia safar desta: arranjar uma protagonista à altura de Wulfric!... A resposta veio sob a forma de Christine. 
Mary Balogh fez um excelente trabalho em transformar uma história simples e não necessariamente original em algo que é entusiasmante de ler. Ligeiramente Perigoso é uma excelente conclusão para a série. Uma série que, aos que ainda não leram, recomendo começarem o quanto antes.


Wook.pt - A Criada Zerlina
★★★☆☆
A Criada Zerlina - Hermann Broch: 3★


Sem aviso - e tampouco sem motivo - Zerlina, a criada, começa a contar-nos a história da sua patroa, a baronesa, expondo, sem qualquer escrúpulo, os segredos da família. 
Esta acaba por se revelar uma história de desejo, amor e vingança da qual acaba por resultar uma filha ilegítima e na qual Zerlina tem também um papel importante a desempenhar.
A Criada Zerlina é uma leitura rápida e simples que, embora interessante e agradável, não me impressionou.


★★★★☆
Diário Secreto 1836 - 1837 - Alexandre Puchkine: 4★

Muito ao contrário do anterior, este Diário Secreto impressionou-me e muito!
Gostei do estilo cru do autor, incorporado num discurso simultaneamente chocante e inspirador, com descrições vívidas, afirmações blasfemas relativas à genitália feminina e reflexões profundas.
Acabei por ficar muito curiosa em relação ao trabalho de Pushkin enquanto poeta pela intensidade do seu desejo, a vivacidade da sua natureza e a complexidade de alguns pensamentos que partilha neste diário especialmente os que se relacionam com a natureza do pecado e a sua perceção de amor/paixão.


Wook.pt - Harry Potter e o Príncipe Misterioso
★★★★★
Harry Potter e o Príncipe Misterioso - Harry Potter: 5★ 

Costumo lá começar o mês, mas desta vez optei antes por terminar o mês em Hogwarts. 
O mundo mágico vive tempos difíceis agora que é mais do que sabido que Lorde Voldemort está de volta, por isso juntamo-nos a Harry numa série de aulas privadas com Dumbledore para aprender mais sobre o passado de Riddle e tentar chegar a uma maneira de o impedir no futuro.
Gostei muito deste livro...mas também fiquei um bocadinho triste por este ser mais um passo em direcção ao final desta extraordinária saga. 


Wook.pt - A Outra Metade de Mim (Mischling)
★★★★★
A Outra Metade de Mim - Affinity Konar: 5★ 

Sabia que ia ser difícil, por isso decidi acabar o mês com as gémeas Pearl e Stasha em Auschwitz. 
A Outra Metade de Mim é um livro devastador, articulado com grande beleza e competência por uma autora que consegue, de certa forma, narrar o inominável, descrever horrores inimagináveis. Cheio de momentos marcantes, a autora compensa a violência e a brutalidade do livro com um inesperado sentimento de esperança. 
Recomendo!



Fevereiro
Total: 7 livros
O meu preferido: Harry Potter e a Ordem da Fénix
O que menos gostei: Irmãs
Descoberta do mês: Susan Sontag

Wook.pt - Harry Potter e a Ordem da Fénix
★★★★★
Harry Potter e a Ordem da Fénix - J. K. Rowling : 5

Comecei o mês com mais uma visita a Hogwarts onde as coisas se começam a complicar por intervenção do Ministério da Magia. 
Gostei muito! Embora mais extensa que as anteriores, a história não perde nem o ritmo, nem o interesse nem (ainda mais importante) a magia!



Wook.pt - Teia de Mentiras
★★★☆☆
Teia de Mentiras - Heather Gudenkauf: 3★

Diverti-me a procurar a verdade sobre o seu marido com Sarah - quer dizer, não acredito que ela se tenha divertido assim tanto, mas eu sim!... Tudo o que Sarah pensava saber sobre o marido, a pouco e pouco, acaba por se revelar falso.
As mentiras vão sendo expostas e as verdades reveladas, tornando o enredo cada vez mais misterioso e, portanto, interessante. No entanto, aborreceu-me que o livro não traga realmente nada de novo, nem em enredo nem em estratégia narrativa. 



Wook.pt - Olhando o Sofrimento dos Outros
★★★★☆
Olhando o Sofrimento dos Outros - Susan Sontag : 4★

Não tenho por hábito ler ensaios, mas gostei imenso do tempo que passei com Susan Sontag a reflectir sobre o poder, o significado e a possível intenção da fotografia de guerra/catástrofe.
Comprei o livro porque me deixei intrigar pelo título - e não me arrependo nada!




Wook.pt - A Modest Proposal And Other Satirical Works
★★★★☆
A Modest Proposal and Other Satirical Works  - Johathan Swift: 4★

Tal como o anterior, este livro não estava na minha lista, mas uma visita a St. Patrick's  Cathedral em Dublin. Jonathan Swift foi deão desta catedral, daí que aqui se encontre actualmente duas das suas máscaras mortuárias e outros artefactos relacionados com o escritor. Existe também um cantinho bem simpático onde, entre muitas outras coisas, podemos comprar alguns dos livros  que Swift escreveu e eu, claro, não resisti a comprar este e, já agora, As Viagens de Gulliver.
Acabei por gostar muito dos cinco textos aqui reunidos, nos quais Jonathan Swift satiriza, com enorme mestria, o meio social e político que o rodeia, condenando a hipocrisia e o cinismo de ambos com a ferocidade de alguém realmente indignado.



★★★☆☆
Irmãs - Claire Douglas: 3★

Mais ou menos a meio do mês instalei-me confortavelmente com Abi na casa dos irmãos gémeos Bea e  Ben e, tal como ela, tinha esperança que isto resultasse numa melhoria na sua vida, depois do trauma da morte da sua própria irmã gémea num acidente de viação pelo qual Abi se culpa. 
Esta estadia foi ficando cada vez mais estranha e suspeita, levando-me a suspeitar ora da lucidez de Abi, ora das boas intenções de Bea, ora da sinceridade de Ben. Infelizmente, quando os motivos e intenções são finalmente revelados, acabei por ficar bastante desiludida com o livro.
Decidi ler Irmãs por causa da indicação na capa de que este será um bom livro para quem gostou de A Rapariga no Comboio, afirmação com a qual, tendo lido ambos, não poderia discordar mais!



Wook.pt - Biblioteca de Almas
★★★☆☆
Biblioteca de Almas - Ransom Riggs: 3★

Este estava na minha lista há imenso tempo! Estava entusiasmadíssima para ler Biblioteca de Almas porque gostei do primeiro livro desta colecção e adorei o segundo. No entanto, comparando com os anteriores, fiquei com a sensação que este último poderia ter sido muito melhor... Para cada ponto positivo há sempre um «mas» que foi diminuindo o meu entusiasmo em relação à leitura e que me levou a ficar um bocadinho desiludida no final - o livro é bom mas, tendo em conta os anteriores, esperava mais.


Wook.pt - O Velho e o Gato
★★★☆☆
O Velho e o Gato - Nils Uddenderg: 3★

Apesar de gostar imenso do 'tema' deste livro - gatos! - não gostei particularmente da prosa do autor. Além de me parecer demasiado objectivo, o autor repete a mesma noção várias vezes, vincando, no entanto, pontos de vista válidos e muito interessantes.






Janeiro
Total: 8 livros
O meu preferido: Harry Potter e (…) (este mês li dois da saga e não me consigo decidir por um deles)
O que menos gostei: Rosa Brava
Descoberta do mês: Hermann Hesse


Wook.pt - Por um Fio
★★★☆☆
Comecei o ano na pele de uma mãe de duas meninas, esposa de um homem fantástico mas que não sabe apreciar nem dar valor ao que tem. Decidi ler Por um Fio porque li Anexos da mesma escritora e achei muito divertido. Acabei por descobrir que Por um Fio não tem o sentido de humor que estava à espera, mas não deixei de gostar do livro. Tem uma mensagem valiosa sobre as prioridades da vida, família ou trabalho, e de como pode ser tarde demais quando finalmente percebemos qual delas deve vir primeiro.
Por um Fio é uma leitura fácil e descomplicada com alguns momentos divertidos e outros comoventes, mas sempre com um abordagem pouco profunda e comprometida.



Wook.pt - Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
★★★★★

+
Viajei mais duas vezes no Expresso para Hogwarts e, como era de esperar, adorei!
Há imenso tempo que andava para ler está sabe e uma vez que me ofereceram a colecção completa – ainda para mais nesta edição tão bonita da Presença - não havia por que adiar mais. Recomendo a todas as idades, a imaginação de J. K. Rowling é estimulante para qualquer um! 



Wook.pt - Esta é a Tua Vida, Harriet Chance!
★★★☆☆
Esta é a Tua Vida, Harriet Chance! - Jonathan Evison : 3★

Inesperadamente, meti-me num cruzeiro até ao Alasca com a divertida Harriet de 78 anos que passa em revista (de modo agradavelmente mordaz) as frustrações da sua vida, desde a infância.
Harriet deixou-me a pensar sobre como nos deixamos afastar do nosso eu idealizado na juventude, em como nos vergamos perante as expectativas da sociedade em detrimento das nossas e em como, de repente, damos por nós, sem saber bem como, numa vida muito diferente daquela com que sonhámos vir a ter. 



Wook.pt - O Terceiro Gémeo
★★★★☆
A meio do mês dei por mim enraivecida contra uma entidade de pesquisa genética que levou a cabo, há cerca de 22 anos atrás, e em completo segredo, uma experiência eugénica.
Acompanhando cada passo da Dra. Ferrami, fiquei mais do que intrigada e ansiosa pelo desfecho desta história. Afinal qual o peso da herança genética no nosso carácter (ou falta dele...)?!
Mais uma vez Ken Follett não desaponta! 



Wook.pt - Deambulações Fantásticas
★★★☆☆

Deambulações Fantásticas - Hermann Hesse:  3★ 

O título acaba por resumir o livro: Deambulações Fantásticas.
Este é um conjunto de cinco contos que, embora cómicos e surreais, não devem ver o seu conteúdo menosprezado. Não posso dizer que tenha gostado de todos, mas gostei bastante da forma como cada um deles foi escrita Esta é a minha estreia com Hermann Hesse… e certamente não vou ficar por aqui!



Wook.pt - Adão e Eva no Paraíso
★★★★☆

Já estou habituada a viajar no tempo com Eça de Queirós, mas desta vez fomos um bocadinho mais longe (!)… mais precisamente até ao dia 23 de outubro de 4004 a. C., ao início da humanidade. 
Gostei muito da habilidade com que Eça mistura, sem desacreditar qualquer um deles, os ensinamentos bíblicos e as evidências da evolução; fá-lo sem os desacreditar, sem querer que percamos a fé em qualquer um deles. 



Rosa Brava
★★☆☆☆


Rosa Brava - Robert Coover: 2

A minha primeira desilusão literária do ano já tem nome: Rosa Brava. Neste livro, o seu autor realiza uma experiência interessante: esborrachar completamente as nossas pré-concebidas ideias e expectativas em relação a um conto-de-fadas bem conhecido: A Bela Adormecida.  Mas esta experiência, levada a cabo uma e outra vez sobre o leitor acaba por se tornar repetitiva, aborrecida e perde o seu sentido. 





Wook.pt - Aquista
★★★★☆
Aquista - Hermann Hesse: 4

Acabei o mês numa cómica temporada nas termas com Hermann Hesse. Gostei muito não só pelo conteúdo mas especialmente pela competência com que o escritor partilha os seus pensamentos com o leitor. Embora o bom humor esteja sempre presente, Aquista é um livro que nos deixa a pensar…




2 comentários:

  1. tenho O terceiro gemeo há meses à espera de ser lido. A minha estreia com esse senhor. Será este ano? Creio que não xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei-o porque o encontrei a 40%, mas confesso que antes disso não estava nos meus planos lê-lo.
      Tenho lido uns bons livros de Follett :) Só não gostei do Escândalo Modigliani :/

      Excluir