Destaques

1 A Carreira do Mal {Livros Outubro}

quando o cuco chama 

Cormoran Strike #1
  Um policial envolvente e elegante, mergulhado na atmosfera de Londres.  
  Quando uma jovem modelo, cheia de problemas na sua vida pessoal, cai de uma varanda coberta de neve em Mayfair, presume-se que tenha cometido suicídio. No entanto, o seu irmão tem dúvidas quanto a este trágico desfecho, e contrata os serviços do detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. 
  Strike é um veterano de guerra – com sequelas físicas e psicológicas – e a sua vida está num caos. Este caso serve-lhe de tábua de salvação financeira, mas tem um custo pessoal…
  Quando o Cuco Chama é um livro notável, um romance policial clássico na tradição de P. D. James e de Ruth Rendell, e marca o início de uma série verdadeiramente singular.

Autor: Robert Galbraith (pseudónimo de J. K. Rowling)
Editor: Editorial Presença (Outubro, 2013)
Género: Policial
Páginas: 496
Original: The Cuckoo's Calling (2013)


Opinião
My rating: 4 of 5 stars

  Entramos em «Quando o Cuco Chama» no momento em que o n.º 18 está vedado com fita da polícia; agentes, jornalistas e curiosos pairam sobre o macabro acontecimento: uma conhecida modelo, Lula, caiu… ou terá sido empurrada… do seu apartamento e jaz agora no chão da rua … Três meses depois, Robin, em êxtase pelo pedido de casamento no dia anterior, entra no escritório do detective privado Cormoran Strike para iniciar o seu novo emprego temporário na pior das alturas… A vida de Strike está completamente em pantanas: terminou o relacionamento com uma mulher manipuladora e vingativa, ficou sem casa, está atolado em dívidas e na iminência de fechar o negócio devido à falta de clientes.
Quando o irmão de Lula procura Strike, esta dupla recebe o seu primeiro caso de investigação: a misteriosa morte de Lula que a polícia, sem conseguir ver para além da jovem problemática com historial de toxicodependência e problemas mentais, acabou por considerar suicídio. Mas embora o irmão de Lula tenha pedido ao detective para encontrar um assassino, Strike dedica-se a procurar a verdade

  O talento de J. K. Rowling é, há muito, inegável. O detalhe que aplica nas descrições das suas personagens, recorrendo a características externas, passíveis de observação, que nos permitem concluir um bocadinho sobre os seus carácteres, é extraordinário. Ao criar múltiplos suspeitos, Rowling mantém-nos agarrados à narrativa, em busca de qualquer indício que nos posso levar a concluir sobre a identidade do assassino, qualquer pormenor que desvende o caso.

  Strike actua basicamente através de entrevistas a todas as pessoas que eram próximas de Lula, comparando opiniões e informações, descobrindo incongruências e reconstruindo o que se terá passado realmente na noite em que Lula morreu. Este modo de trabalhar atrasa ligeiramente o desenvolvimento da história mas o desfecho, completamente inesperado, compensa a espera! Além disso, uma vez que Strike inicia a sua investigação 3 meses depois de Lula morrer seria complicado encontrar provas físicas de crime.

  Pessoalmente teria apreciado um criminoso mais audaz e inteligente, que não devesse tanta parte do seu sucesso à simples sorte… Um criminoso perspicaz exige muito mais do próprio autor: mais trabalho, mais conhecimento, mais investigação… De qualquer das formas, e sendo este apenas o primeiro livro da série, parece-me que Rowling está no bom caminho.

  Gostei imenso dos nossos investigadores, Strike e Robin, ambos com personalidades que são uma mais-valia para a história em si. E enquanto Strike se prepara para as consequências de ter terminado o relacionamento e Robin para o produto do descontentamento do noivo em relação ao seu novo trabalho, Rowling vai deixando pontas soltas e alvos de interesse que me deixaram a ansiar pelo próximo livro.


o bicho-da-seda

Cormoran Strike #2
  Quando o escritor Owen Quine desaparece, a sua mulher contrata os serviços do detetive privado Cormoran Strike. De início pensa que o marido se ausentou por uns dias - como já acontecera anteriormente - e recorre a Strike para o encontrar e trazer de volta a casa.
  No decorrer da investigação, torna-se claro que o desaparecimento do escritor esconde algo mais. Quine tinha acabado de escrever um romance onde caracterizava de forma perversa quase todas as pessoas que conhecia. Se o livro fosse publicado iria certamente arruinar algumas vidas - pelo que haveria várias pessoas interessadas em silenciá-lo.
  E quando Quine é encontrado, brutalmente assassinado em circunstâncias estranhas, começa uma corrida contra o tempo para tentar perceber a motivação do cruel assassino, um assassino diferente de todos aqueles com quem Strike se tinha cruzado...
  Um policial de leitura compulsiva com um enredo que não dá tréguas ao leitor, O Bicho-da-Seda é o segundo livro desta aclamada série protagonizada por Cormoran Strike e pela sua jovem e determinada assistente Robin Ellacott.

Autor: Robert Galbraith (pseudónimo de J. K. Rowling)
Editor: Editorial Presença (Janeiro, 2015)
Género: Policial
Páginas: 520
Original: The Silkworm (2014)


a carreira do mal

Cormoran Strike #3

Wook.pt - A Carreira do Mal  Quando recebe um misterioso embrulho, Robin Ellacott fica horrorizada ao descobrir que lá dentro se encontra a perna de uma mulher. O seu chefe, o detetive privado Cormoran Strike, mostra-se menos surpreendido mas está igualmente alarmado. Strike calcula que quatro pessoas do seu passado possam ser os responsáveis e sabe que qualquer uma delas é capaz de semelhante brutalidade. 

  Com a polícia concentrada num suspeito que Strike considera não ser o culpado, este e Robin decidem investigar os mundos sombrios e retorcidos dos restantes três suspeitos. No entanto, à medida que se desenrolam mais acontecimentos macabros, o tempo esgota-se… 

  Um enredo intrincado e complexo, repleto de desenvolvimentos inesperados, A Carreira do Mal é também uma história comovente de um homem e de uma mulher que se deparam com uma encruzilhada pessoal e profissional. Não será capaz de largar este livro.


Autor: Robert Galbraith (pseudónimo de J. K. Rowling)
Editor: Editorial Presença (Outubro, 2016)

Género: Policial
Páginas: 528
Original: Career of Evil (2015)


 A autora, J. K. Rowling, planeia escrever um total de sete livros para esta série. 

Um comentário:

  1. Gostei muito do "Quando o cuco chama", e fiquei curiosa para ler os restantes. Concordo que o crime podia ter sido melhor pensado por parte do assassino, mas mesmo assim fiquei bastante surpreendida com a revelação.
    Beijinho

    ResponderExcluir