Destaques

0 Uma Velha e o Seu Gato e A História de Dois Cães | Opinião


Dois dos mais emblemáticos contos de Doris Lessing, Nobel da Literatura. Era célebre a sua paixão pelos animais, especialmente os gatos, bem patente nestas duas histórias.

Em Uma Velha e o Seu Gato, uma mulher de sangue cigano, agora velha, viúva, com pouco contacto com os filhos adultos, vai-se lentamente desligando do mundo, das normas sociais e da convivência com os outros. A sua grande companhia é o seu gato, com quem se vai tornando cada vez mais selvagem e mais afastada dos outros humanos.

Em História de Dois Cães, Doris Lessing narra a fascinante amizade entre dois cães, até ao fim da vida de ambos. Um é morto a tiro por roubar ovos, o outro, envelhece e entristece com a perda do amiga e acaba por ser posto a dormir.


Autor: Doris Lessing  
Editor: Bertrand Editora (Abril, 2016) 
Género: Contos
Páginas: 96


opinião
★★

Este livro é maravilhoso!
No primeiro conto, Uma Velha e o Seu Gato, Doris Lessing fala-nos dos que não cabem na nossa cruelmente preconceituosa sociedade; dos que, por serem ligeiramente diferentes, são renegados para a margem.

Leais um ao outro, Hatty e o seu gato Tibby são almas selvagens com a sua dose de excentricidade. Vivem em relativa harmonia, liberdade… e isolamento. O esposo de Hatty faleceu, os filhos não querem saber dela e os amigos/vizinhos acham-na bizarra demais para conviverem com ela.

Isto porque tudo o que é velho ou diferente, sem utilidade aparente e que, ainda por cima, pode vir a revelar-se uma fonte de problemas é rápida e facilmente descartável - idosos são descartáveis, animais são descartáveis, ambos são perfeitamente abandonáveis aos olhos da desprezível sociedade para a qual "evoluímos".
"É possível que o gato pensasse que tinha encontrado outro amigo humano e um lar.
Mas não era esse o caso. (…) Se Tibby fosse mais novo, talvez tivessem encontrado um lar para ele, já que era sociável e desejava ser amado pela raça humana, mas era demasiado velho, fedorento e maltratado. Por isso deram-lhe uma injeção e, como se costuma dizer, «puseram-no a dormir.»." - p. 40

Também moralista e também abordando temas como o elitismo e o racismo, o segundo conto, A História de Dois Cães, retrata muito subtilmente diferentes modos de acção/reacção (mãe/pai, rapaz/rapariga, cão bem-comportado/cão mal-comportado) de uma maneira que nos faz pensar em disciplina e liberdade, vício e virtude, contrariar a nossa Natureza.

"(…) porque o coração que toda a vida lhe batera sob as costelas não era apenas crítico e intransigente, mas ansiava ardentemente fundir-se numa terna aceitação." - p.68



PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 2007
Escritora inglesa, nasceu em 1919, no Irão, mudando-se, aos cinco anos de idade, para o Zimbabwe.
Após dois casamentos falhados e um envolvimento activo na política, viajou, em 1949, para Inglaterra, onde, em 1950, publicou o primeiro romance intitulado The Grass is Singing. Seguiram-se as obras Martha Quest, A Proper Marriage, A Ripple from the Storm, Landlocked e The Four-Gated City, que constituem o conjunto denominado Children of Violence. The Golden Notebook , provavelmente o seu romance mais conhecido, foi considerado como marcante pelo movimento feminista.
As narrativas subsequentes entram em ruptura com o realismo tradicional, descrevendo eventos épicos e míticos de um universo ficcional. De entre estes destacam-se: Colonised Planet 5, Shikasta, e The Sirian Experiments, entre outros. Os trabalhos de Lessing evidenciam as suas opiniões sobre política, o papel da mulher e o medo de um desastre tecnológico.
Em Outubro de 2007 foi-lhe atribuído o Prémio Nobel da Literatura.
Morreu a 17 de novembro de 2013, aos 94 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário