Destaques

0 És Um Animal Viskovitz! | Opinião

Alessandro Boffa recria o universo das Metamorfoses de Ovídio através de Viskovitz, uma personagem que vive numa contínua troca de identidades na perseguição do seu verdadeiro amor.

És um animal, Viskovitz é um livro sobre uma relação amorosa entre dois animais, iniciada quando eram apenas micróbios, há milhões e milhões de anos atrás, passando por diferentes peles de animais. Não é um livro sobre animais, mas um livro sobre a vida observada a partir de vinte pontos de vista diferentes. Vivenciando-se enquanto diversos animais, a personagem é possuída pelos seus comportamentos, pelas suas neuroses, pelas suas vaidades. Enquanto isso, a bela e inatingível Ljuba, parece sempre longe de aceitar as suas investidas.

Apesar de um amor animal que vai atravessando as diferentes histórias deste livro, é a condição humana que está sempre por detrás de cada quadro criado por Boffa.


Autor: Alessandro Boffa
comprarEditor: Livrododia (2011)
Género: Ficção
Páginas: 144


opinião
★★★★★
Certos livros, depois de pegar neles numa livraria, já não os consigo voltar a colocar na prateleira; virar costas como se nunca nos tivéssemos cruzado. Assim que peguei em És Um Animal, Viskovitz!, soube que sairíamos juntos da loja.

<br/><a href="http://oi59.tinypic.com/2v1al40.jpg" target="_blank">View Raw Image</a>Pequeno, veloz, simples, este livro vai imediatamente para a secção onde guardo os meus livros preferidos… e por motivos bem diferentes dos seus colegas de estante. Mantendo-se fiel às características taxonómicas de Visko em cada uma das suas existências, Boffa pinta quadros hilariantes; a adaptação de Visko aos temperamentos e susceptibilidades da espécie, sem necessariamente se conformar com as respetivas limitações, é mesmo muito cómica!

Não apreciei as diferentes vidas de Visko sempre com a mesma intensidade - tenho as minhas preferidas -, mas a genialidade do escritor e o seu extraordinário sentido de humor tornam todo o trabalho digno de nota, do início ao fim. E, em relação a não ser apenas palavreado absurdo e divertido sobre vários seres vivos - e não digo animais porque se Boffa for um bocadinho como alguns biólogos que conheci enervar-se-ia a valer por estarmos a colocar todos estes Viskos no mesmo Reino - não saberia dizer melhor que Manuela Domingos no resumo supra: "um livro sobre a vida observada a partir de vinte pontos de vista diferentes."

Vale bem a pena!




Nenhum comentário:

Postar um comentário