Destaques

0 Lila {Livros Setembro}


Uma obra literária sublime com uma intensidade rara e penetrante.

Lila, de quatro ou cinco anos, vive negligenciada numa casa de emigrantes algures no Midwest, na década de 1920. Passa o tempo debaixo de uma mesa e quando não consegue conter o choro, mandam-na para fora de casa.

Uma noite, Doll, uma jovem vagabunda de rosto desfigurado, decide levá-la consigo para longe. Ambas sobrevivem juntando-se a um grupo de nómadas em busca de trabalho pelos campos em pleno período da Grande Depressão americana.

Os anos passam até que Doll desaparece misteriosamente. Lila continua a deambular para sobreviver. Contudo, um dia para se abrigar da chuva entra numa igreja de uma pequena localidade na altura em que o reverendo John Awes proferia o seu sermão. A partir deste momento, assistimos a mudanças que marcarão para sempre a vida destes dois personagens.


Autor: Marilynne Robinson
Editor: Editorial Presença (Setembro, 2015) 
Género: Romance
Páginas: 248
Original: Lila (2014)  
 Nomeado para Man Booker Prize (2015)
 Prémio National Book Critics Circle (Ficção) (2014)
 Finalista National Book Award (Ficção) (2014)



Lila é o terceiro livro da série Gilead:
     - Ao Meu Filho - Gilead n.º 1
     - Home - Gilead n.º 2 ✗
     - Lila - Gilead n.º 3
✗ = não publicado em Portugal


✏ Marilynne Robinson nasceu em 1943, no estado de Idaho, e vive em Iowa City. Tem sido docente em várias universidades e atualmente ensina no Iowa Writer's Workshop. Além de romancista consagrada, é também ensaísta de grandes méritos e autora de artigos para revistas e jornais de grande prestígio, como o New York Times Book Review. É detentora do Prémio Pulitzer de Ficção, do Hemingway Foundation/Pen Award, do Prémio Orange de Ficção, além de ter sido finalista de vários e importantes prémios literários. Em 2013 foi condecorada pelo Presidente Barack Obama com a National Humanities Medal. Lila recebeu o National Book Critics Circle Award e foi finalista do National Book Award, estando nomeada para o Booker Prize. Marilynne Robinson é já considerada uma escritora clássica da literatura contemporânea.



Nenhum comentário:

Postar um comentário