Destaques

0 Inventário do Pó {Livros Junho}


Neste livro, a cada um dos 18 temas do álbum de música eletrónica Um Argentino no Deserto, de René Bertholo, corresponde um conto.

Os contos começam quando o pintor começa, em 1935, e seguem uma cronologia que se aproxima e afasta da vida dele, das pessoas em torno dele, das obras que criou, das obras que o marcaram, e dos momentos coletivos que a sua história individual intercetou. Os contos acabam quando o pintor acaba, e a música para de tocar, mas o legado do que nos deixou, perdura. Perdura também a memória do seu brincar, nas narrativas dos amigos próximos com quem a autora conversou. É isso, arte e amizade, o que continuará a dar origem a outras coisas. Este livro é uma dessas outras coisas.

"Um Argentino no Deserto é o tipo de música com que Russolo e os outros futuristas sonharam, nos seus manifestos, mas que nunca realizaram/concretizaram verdadeiramente." Brian Lavelle, Vital Weekly


Autor: Joana Bértholo  
Editor: Editorial Caminho (Junho, 2015) 
Género: Romance
Páginas: 296



✏ Joana Bértholo chega a Lisboa em 82, à Índia em 2003, a Berlim em 2007, a Buenos Aires em 2009, e a Sevilha em 2012. Chega a estudar Design, chega a escrever uma tese de mestrado sobre práticas artísticas de intervenção social mas segue direto para o doutoramento em Estudos Culturais. Embora muito jovem (n. 1982) recebeu já os seguintes prémios: 
- Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho (Câmara Municipal de Loures, 2009) com o livro Diálogos para o Fim do Mundo (Editorial Caminho, 2010) 
- 1.º lugar no Concurso Literário Persona (2006) 
- Prémio Jovens Criadores - Literatura (Clube Português de Artes e Ideias, 2005) 
- Prémio Jovens Criadores 2005 com o texto Boa- Nova 
- Prémio Escrevendo a Partir da Pintura (Fundação Calouste Gulbenkian, 2000)

Inventário do Pó - Editorial Caminho 2015  O Lago Avesso - Editorial Caminho 2013 Havia - Editorial Caminho 2012 Diálogos para o Fim do Mundo - Editorial Caminho 2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário