Destaques

0 O Sonho Português {Livros Maio}


A Vivenda Pérola é o que resta da antiga opulência da família Mendes que agora espera ansiosamente pela herança do tio Leonardo, uma herdade no Alentejo, junto da barragem do Alqueva, que sonham transformar num empreendimento de luxo para turistas.

Um romance com um estilo muito coloquial e vivo com temas da atualidade: a política, os amores e desamores, as quezílias familiares e a ambição pelo dinheiro e pelo poder.

Autor: Paulo Castilho
Editor: D. Quixote (Maio, 2015)
Género: Romance
Páginas: 472



✏ Filho do diplomata e ensaísta Guilherme de Castilho e da escritora Marta de Lima, efectuou os estudos primários e secundários na África do Sul, Hong-Kong, Macau e Lisboa. Licenciado pela Faculdade de Direito de Lisboa, é diplomata de carreira, tendo ocupado postos em Whashington (1970-71) e Londres (1980-85). Ocupou o cargo de director-geral das Comunidades Portuguesas, entre 1991 e 1995, e, posteriormente, o de Embaixador de Portugal na Suécia. A sua revelação literária dá-se na década de 80 com o romance O Outro Lado do Espelho, Prémio Literário Diário de Notícias. O êxito alcançado com Fora de Horas, obra galardoada com o Grande Prémio da APE, o prémio PEN Clube Português e o Prémio Eça de Queirós, lançou-o como um ficcionista atento aos desencontros ideológicos entre a geração de 60 e a geração de 80, sob o ponto de vista de personagens que, em momento de balanço existencial, constatam, com certo desencanto e amargura, que o idealismo e a esperança utópica dos anos 60 não tiveram qualquer repercussão sobre uma década dominada no presente pelo pragmatismo. Numa escrita que usa a técnica da alternância de pontos de vista na observação desapaixonada mas exacta do comportamento humano e da realidade quotidiana, o estilo novelístico de Paulo Castilho, com recurso à frase curta, frequentemente nominal, numa espécie de zapping construtivo, a que corresponde o estilhaçamento social, decompõe uma civilização dominada pelos media, pela publicidade, pelo kitsch, por uma visão do mundo construída a partir da indústria cinematográfica norte-americana.


Fora de Horas - Dom Quixote 2000 Letra e Música - Oceanos 2008 Fora de Horas - Oceanos 2009 Domínio Público - Dom Quixote 2011 O Sonho Português - PUBLICACOES D.QUIXOTE 2015



Nenhum comentário:

Postar um comentário