Destaques

0 Suite Francesa {Livros Abril}


Suite Francesa é, ao mesmo tempo, um brilhante romance sobre a guerra e um documento histórico extraordinário. Uma evocação inigualável do êxodo de Paris após a invasão alemã de 1940 e da vida sob a ocupação nazi, escrito pela ilustre romancista francesa Irène Némirovsky ao mesmo tempo que os acontecimentos se desenrolavam à sua volta.

Embora tenha concebido o livro como uma obra em cinco partes (com base na estrutura da Quinta Sinfonia de Beethoven), Irène Némirovsky só conseguiu escrever as duas primeiras partes, Tempestade em Junho e Dolce, antes de ser presa, em Julho de 1942. Morreu em Auschwitz no mês seguinte. O manuscrito foi salvo pela sua filha Denise; foi apenas décadas depois que Denise descobriu que o que tinha imaginado ser o diário da mãe era na verdade uma inestimável obra de arte, que viria a ser aclamada pelos críticos europeus como um Guerra e Paz da Segunda Guerra Mundial.

Romance assombroso, intimista, implacável, desvelando com uma lucidez extraordinária a alma de cada francês durante a Ocupação (enriquecido e completado pelas notas e pela correspondência de Irène Némirovsky), Suite Francesa ressuscita, numa escrita brilhante e intuitiva, um momento decisivo e marcante da nossa memória colectiva.


Autor: Irène Némirovsky Resultado de imagem para wikipedia
Editor: Dom Quixote (Abril, 2015)
Género: Romance
Páginas: 584
Original: Suite Française (2004) [Goodreads]



Suite Francesa - Dom Quixote 2015 O Vinho da Solidão Relógio D'Água 2013David Golder - Relógio D'Água 2012 Os Cães e os Lobos - Relógio D'Água 2012 O Senhor das Almas - Dom Quixote 2008O Baile - Difel, 1988


Nenhum comentário:

Postar um comentário