Destaques

0 Ao Encontro do Destino | Opinião


UM EXTRAORDINÁRIO OLHAR SOBRE A DOR DE TRÊS MULHERES E A ESPERANÇA QUE PERSISTE QUANDO SE SOBREVIVE AO INIMAGINÁVEL. 
  Hannah perde a filha de 12 anos num acidente. Através da doação do fígado da filha, Hannah consegue salvar a vida de uma adolescente um pouco mais velha, Maddie.
  Saída da redoma de proteção em que vivia por causa da doença, Maddie ganha uma nova esperança de vida para enfrentar, por fim, o desafio do mundo real. Olivia, a sua mãe, é vítima da violência do marido, mas planeia um dia fugir de casa com Maddie sem que isso implique perder a custódia da filha.
  Numa história arrebatadora e profundamente comovente, os caminhos destas três mulheres vão cruzar-se e as suas vidas irão alterar-se para sempre.

Autor: Amy Hatvany
Editor: TopSeller (Setembro, 2014)
Género: Romance
Páginas: 368
Original: Safe With Me (2014) [Goodreads]


✎ Opinião
★★★★✩ (4 em 5)

Ao Encontro do Destino toca em vários dramas reais, convertendo-os numa história emocional e interessante.

Quando a sua filha de 12 anos é atropelada, Hannah é informada pelos médicos de que não há salvamento possível para Emily mas que, através da doação de órgãos, esta poderá vir a salvar a vida de várias crianças. Uma destas vidas é a de Maddie, uma jovem cuja patologia hepática privou de uma existência normal, impedindo-a de brincar com outras crianças, de ir à escola e, assim, isolando-a do resto do mundo, deixando a Internet como única janela para o exterior.

A história de Hannah comoveu-me bastante; a sua luta contra o sofrimento pela perda da filha é um esforço diário e, embora se esforce para parecer está a recuperar, por vezes a dor é esmagadora. Hannah mostra-nos como a tragédia pode tocar a nossa vida a qualquer instante, mudando-a para sempre, mas também que é possível começar de novo.

A mãe de Maddie, Olivia, também anseia por um novo começo longe do marido abusivo, mas a doença da filha e o medo de perder a sua custódia impedem-na de abandonar o inferno em que James transformou a sua vida. Além de tentar esconder os maus-tratos de Maddie, Olivia tenta convencer-se que James não é «assim tão mau» já que, pelas vezes que a faz sentir-se uma inútil, se não pior, tenta compensar com pequenos gestos que a fazem sentir-se especial. Assim, Olivia arrisca manter-se nesta relação que sustenta a fachada que representa a sua família, perguntando-se constantemente se será mesmo necessário deixar o marido.

As vidas destas duas mulheres acabam por se cruzar um ano depois do acidente que levou a filha de Hannah, mas que permitiu que a filha de Olivia sobrevivesse. Enquanto Olivia tenta ganhar força para sair de uma relação psicológica e fisicamente perigosa, Hannah esforça-se por conviver com a dor que a mantém refém desde a morte de Emily e Maddie tenta lidar com os desafios da adolescência, agravados pelo isolamento em que tem vivido e pela preocupação que mantém em relação aos pais e ao bem-estar da mãe. Não foi difícil desenvolver enorme simpatia por estas três personagens, alegrando-me com as suas conquistas e revoltando-me imenso com as injustiças de que são alvo.

Ao Encontro do Destino é também uma bonita história de amizade. Se é verdade que devemos confiar na nossa força interior, também é verdade que precisamos muitas vezes de nos apoiar naqueles que nos querem bem. Infelizmente, Olivia, Maddie e Hannah optam pelo caminho mais tortuoso, tentando esconder o seu sofrimento em vez de pedir ajuda.

Naturalmente, gostei muito deste livro, ainda mais do que O Jardim das Memórias, da mesma autora.







✏ Escritora norte-americana formada em Sociologia, a sua experiência académica possibilitou-lhe um grande conhecimento da natureza humana. Nos seus livros aborda diversos temas controversos, incluindo doenças mentais, violência doméstica e alcoolismo.

✏ Livros publicados em Portugal:
     - O Jardim das Memórias - TopSeller, 2014
     - Ao Encontro do Destino - TopSeller, 2014
     -A Linguagem das Irmãs - TopSeller, 2015

O Jardim das Memórias - TopSeller, 2014 Ao Encontro do Destino - TopSeller, 2014 



Nenhum comentário:

Postar um comentário