Destaques

0 O Sonho de Uma Outra Vida + Opinião

  Neste livro intenso e escrito de uma forma brilhante, baseado em três anos de reportagem, é dada vida a uma era desconcertante de mudança e desigualdade global. 
   Annawadi é um bairro de lata clandestino à sombra de hotéis de luxo perto do aeroporto de Bombaim. Quando a Índia começa a prosperar, os seus habitantes enchem-se de esperança. Abdul, vê «uma fortuna» no lixo que as pessoas mais ricas deitam fora. Asha, uma mulher inteligente e marcada por uma infância de pobreza, identificou o caminho para a classe média: a corrupção política. Com alguma sorte, a sua filha tornar-se-á a primeira rapariga com um curso superior no bairro. E até os mais pobres acreditam que estão a aproximar-se das boas vidas e dos bons tempos. 
  Com inteligência, humor e um profundo conhecimento do que liga os seres humanos uns aos outros numa era de mudança, este livro lança o leitor para um dos mundos escondidos do século XXI e para a vida de pessoas impossíveis de esquecer.

Autor: Katherine Boo 
Editor: ASA (Julho, 2014)
Páginas: 288
Original: Behind the Beautiful Forevers: Life, Death, and Hope in a Mumbai Undercity (2012) [Goodreads]
   

opinião
My rating: 4 of 5 stars
Este livro tem uma característica "péssima": é real. Nele, Katherine Boo é a voz de quem vive nos bairros de lata de Mumbai, cercados por iguais quantidades de lixo, pobreza, injustiça, maldade e corrupção. Esta é uma leitura dolorosa e deprimente, mas é também algo que o resto do mundo precisa ler.

"O Sonho de Uma Outra Vida" mostra-nos as cruéis manifestação da pobreza extrema e a influência que esta tem no carácter das pessoas - quando o desespero é constante, quando cada hora do dia traz novas dificuldades e incertezas, quando está em causa a auto-preservação ou a sobrevivência dos filhos, a linha entre o bem e o mal, o certo e o errado, esbate-se e o bem-estar alheio não entra sequer na equação.

Ainda assim, e perante um inquebrável e omnipresente sistema de corrupção, estas pessoas não perdem a coragem e atrevem-se até a sonhar. Passei o livro a questionar-me "de onde é que estas pessoas tiram algum consolo?", "que motivo têm para de levantar sequer no dia seguinte?", "onde é que vão buscar forças para continuar a lutar?" - não têm escolha; julgo ser essa a resposta.





✏ Katherine Boo, ex-jornalista e editora do The Washington Post, escreve actualmente para o The New Yorker. As suas reportagens sobre comunidades carentes foram premiadas com um Pulitzer. Na última década tem dividido a sua vida entre os Estados Unidos e a ìndia, local de nascimento do seu marido, Sunil Khilani. Este é o seu primeiro livro. 

✏ 'O Sonho de Uma Outra Vida' foi nomeado para o Pulitzer em 2013, venceu o National Book Award na categoria não ficcional (2012), ganhou o prémio PEN/John Kenneth Galbraith (2013), o  Los Angeles Times Book Prize (2012), o prémio Samuel Johnson (2012). Foi ainda nomeado para o prémio Dayton Literary Peace (2013), para o Guardian First Book Award (2012) e para o prémio Ryszard Kapuściński (2013). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário