Destaques

0 Morte Numa Noite de Verão + Opinião

  De tronco nu e cabelo ao vento, Katrine Bratterud está eufórica: celebra a conquista de uma nova liberdade, agora que está prestes a terminar com sucesso um programa de reabilitação para toxicodependentes. Mas é no culminar dessa noite de furor e romance que Katrine se afasta para se refrescar num lago e morre brutalmente às mãos de um estranho, desaparecendo com ela os segredos que lhe trouxeram aquela felicidade recente.
  Os inspetores Frølich e Gunnarstranda não acreditam em coincidências e, por isso, também não vêm a morte de Katrine como uma mera questão de azar. Rapidamente mergulham numa série de investigações, cada vez mais profundas, que não descuram nem a vida de drogas e de prostituição de Katrine, nem tão pouco as intervenções de médicos e funcionários na sua reabilitação. 
  A fúria do assassino oculto é desmedida e parece preparar-se para consumar novas mortes, num caso onde Katrine é a peça principal de um puzzle mais vasto e que remonta às suas origens. Todos os homens que conheceu e amou são imediatamente suspeitos e só de uma certeza os inspetores podem estar seguros: uma mulher cativante e vulnerável como Katrine transforma até o mais reto dos seres em pecador.

Autor: Kjell Ola Dahl 
Editor: Porto Editora (Junho, 2014)
Género: Policial
Páginas: 368
Original: En liten gyllen ring (2000) [Goodreads]
   

«Dahl é uma estrela brilhante do género [policial].»
Hamar Arbeiderblad

«Tal como nos livros anteriores de Dahl, somos agora confrontados com uma síntese perfeita entre a linguagem dos policiais clássicos e a dos romances sociais
The Independent

«Dahl, o autor da série dos Detetives de Oslo (…), aborda o género [policial] de um ângulo sociopsicológico, analisando as condições sociais e motivações das suas personagens em narrativas robustas e apaixonantes
The Guardian


opinião
Morte Numa Noite de Verão by Kjell Ola Dahl
My rating: 3 of 5 stars

Um bom mistério, uma resolução razoável, mas uma conclusão muito forçada.


«Morte Numa Noite de Verão» começa muito bem: Katrine, uma ex-toxicodependente, cujo atribulado passado vamos conhecendo ao longo do livro, é assassinada depois de sair de uma festa. Os suspeitos são muitos e encontrar o verdadeiro homicida é tarefa que se adivinha complicada.

Infelizmente, a intriga e curiosidade que senti ao início acabou por esmorecer, bem como, consequentemente, o meu interesse no livro. A investigação segue em compasso lento e o final - tanto a identidade do assassino como os seus motivos - acabou por ser uma desilusão; o que acontece sempre quando, curiosos, vamos criando enredos e arranjando respostas muito mais interessantes na nossa cabeça.

Gostei do livro mas já tive oportunidade de ler, dentro do mesmo género, muito melhor. Em relação à série, embora não antipatize com os investigadores Frølich e Gunnarstranda, não fiquei muito entusiasmada...





✏ 'Morte Numa Noite de Verão' é o segundo livro da série Detectives de Oslo;

✏ Este livro foi premiado com o Riverton Prize (Riverton-prisen) 2000 e nomeado para o Brage Literary Prize (Brage-prisen) 2000 , o Glass Key (Glasnyckeln) 2000 e o Martin Beck Award 2001. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário