Destaques

0 A Vida Secreta de Stella Bain + Opinião

  Neste envolvente drama, Anita Shreve tece uma apaixonante história acerca do amor e da memória, tendo como pano de fundo uma guerra que devastou milhões de civis e deixou sequelas em todos aqueles que testemunharam os seus horrores. Um romance histórico inesquecível, sério e surpreendente
  França, 1916. Uma mulher acorda na cama de um hospital de campanha em Marne, sem qualquer recordação do seu passado ou de como ali chegara. Identificou-se como Stella, mas sente que esse não é o seu verdadeiro nome. De repente, uma palavra incita-a a agir e Stella parte para Londres, onde espera encontrar algumas respostas e abrir as portas para o seu passado.

Autor: Anita Shreve 
Editor: Clube do Autor (Julho, 2014)
Género: Romance
Páginas: 256
Original: Stella Bain (2013) [Goodreads]

   

opinião
★    (4 de 5)
A Vida Secreta de Stella Bain agradou-me especialmente pela sóbria e ágil luz que lança sobre a experiência feminina na Primeira Guerra Mundial. Forçadas a enfrentar uma realidade inédita que as colocou em situações instáveis e dolorosas, envolvendo muitas vezes a perda de entes queridos e a consequente destruição da família, as mulheres foram igualmente vítimas de stress pós-traumático. Obrigados as transformarem-se em algo que antes não eram, cada indivíduo acabou para contribuir para o novo panorama social, um que trouxe inclusivamente maior liberdade para a mulher.
Depois de acordar numa cama de hospital em França, em 1916, sem qualquer memória do seu passado, Stella Bain começa a recordar pequenos pormenores que lhe permitem transformar-se lentamente em Etna Bliss, assumindo a sua verdadeira identidade, em conjunto com todos os problemas que deixou pendentes antes de fugir e se voluntariar para auxiliar na guerra.
Este é o primeiro livro que leio de Anita Shreve e gostei imenso da forma como a autora optou por construir a sua história, mantendo o seu dramatismo plausível e legítimo, numa abordagem sincera que termina com um final bastante conciliador. Dei comigo a empatizar instintivamente com a protagonista e a torcer pelo seu bem estar.
        Focando aspectos relevantes e interessantes sobre a vida durante a Primeira Guerra Mundial,  a narrativa torna-se cada vez mais extraordinária à medida que acompanhamos esta fantástica mulher na sua luta pela felicidade e estabilidade pessoal.



Livros de Anita Shreve...


Nenhum comentário:

Postar um comentário