Destaques

0 Enquanto Houver Estrelas no Céu


    Desde sempre, Rose, ao entardecer, olhava o céu em busca da estrela da tarde. Era aquela estrela, agora que a sua memória a estava a abandonar, que lhe permitia recordar-se de quem era e de onde vinha; que a transportava para os seus dezassete anos, para uma confeitaria nas margens do Sena. 
  Ninguém conhecia a sua história nem sequer a sua neta, Hope. Num dos seus raros momentos de lucidez sente que é importante falar-lhe de um passado longínquo, que manteve em segredo durante setenta anos e que em breve ficará perdido para sempre. 
  Munida de uma lista de nomes e de fragmentos de uma vida, Hope parte para Paris em busca de respostas. Para Hope esta será também uma viagem de descoberta: de tradições religiosas há muito diluídas, de histórias vividas numa Paris ocupada onde o amor sobrevive e, sobretudo, da sua capacidade de recomeçar e acreditar em si mesma.

Autor: Kristin Harmel
Editor: Porto Editora (Maio, 2014)
Género: Romance
Páginas: 384
Original: The Sweetness of Forgetting (2012) [Goodreads] [Wook]

opinião
My rating: 4 de 5 estrelas
       

A avó [Rose], que sofre de Alzheimer, tem dificuldades em lembrar-se dela; a mãe faleceu de cancro; nunca conheceu o seu pai; o marido [Rob], por quem abdicou da carreira de advocacia, decidiu-se pelo lugar-comum e traiu-a com uma rapariga mais nova; a filha adolescente [Annie], revoltada com o divórcio dos pais, passa a vida a desafiar a sua autoridade; viu-se obrigada a regressar à sua terra e tomar conta da pastelaria, o negócio de família que por acaso até está atolado em dívidas e agora, convencida que as suas escolhas no passado ressoaram na filha, neta e bisneta, Rose está disposta a revelar um segredo que guarda há 60 anos e para isso dá-lhe uma lista com o nome de 7 familiares, pessoas das quais ela nunca ouviu falar mas que deverá ir procurar a Paris… bem podemos dizer que a vida de Hope não está nada fácil!

Acabei por gostar muito deste livro que, lamentavelmente, quase me passava despercebido. A busca frenética da mãe por amor e atenção acabou por prejudicá-la na sua relação com Hope que cresce para se tornar numa mulher fria que não acredita no amor para além daquele que sente pela filha. É portanto interessante observar como a tarefa que a avó lhe confia, pouco a pouco, vai mudando a sua opinião e como isso acaba por se reflectir na forma como se comporta.

A distinção feita entre religiões e a evidência de que, no fundo, somos todos iguais, dá substância ao enredo e a comida, a funcionar aqui como uma ponte entre culturas, forma de preservação do passado e de despertar recordações, é mais uma contribuição para o encanto da narrativa.

'Enquanto Houver Estrelas no Céu' traz-nos uma história muito interessante que se vai desenvolvendo diante dos nossos olhos, conduzindo personagens contemporâneas de acordo com acontecimentos que tiveram lugar na Segunda Guerra Mundial, durante a ocupação Nazi.

Sobre a autora...
Kristin Harmel formou-se em Jornalismo e Comunicação na Universidade da Florida. Tem exercido a profissão de jornalista na televisão e em revistas como People, Ladie’s Home Journal e Woman’s Day entre outras. Os seus livros estão traduzidos em inúmeros países, onde alcançaram notável sucesso. Atualmente vive em Orlando, na Florida. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário