Destaques

0 A Última Estrela {Livros Fevereiro}



A 5ª Vaga

A 5ª Vaga - Livro I
A 5ª Vaga, o volume que dá início à trilogia com o mesmo nome, é uma obra-prima da ficção científica moderna. É um épico extremamente original, que nos apresenta um cenário de invasão extraterrestre do planeta Terra como nunca antes foi escrito ou sequer imaginado.

  Nesta narrativa assombrosa, uma nave extraterrestre fixa-se na órbita da terra, à vista de todos mas sem estabelecer qualquer interação. Até que, subitamente, uma gigantesca onda eletromagnética desativa todos os sistemas da Terra, e todas as luzes, comunicações e máquinas deixam de funcionar. 
  A esta primeira vaga seguem-se outras, num crescendo de violência que devasta grande parte da humanidade. Será este o fim da existência humana sobre a Terra? Haverá ainda alguma salvação possível? 
  Um thriller de alta voltagem, com todos os ingredientes para se tornar um grande clássico da literatura fantástica universal.


Autor: Rick Yancey
Editor: Editorial Presença (Maio, 2014)
Género: Ficção Científica/Young Adult
Páginas: 400
Original: The 5th Wave (2013) [Goodreads]


   
opinião
★ ★ ★(3/5)

A 5ª Vaga é o primeiro livro que leio deste género portanto não tenho outra experiência com a qual o possa realmente comparar. Os livros que li de ficção científica passam por A Guerra Eterna, Duna, ... e não seria justa para ninguém se os começasse para aqui a contrapor.

Assim sendo, gostei do livro - diverti-me a lê-lo - e acabei realmente entusiasmada com o que pode vir a acontecer. Neste sentido, considero que A 5ª Vaga executa muito bem o seu papel como primeiro livro de uma série. Acaba por reunir o suficiente nos permitir perceber o que está a acontecer e nos deixar interessados sobre o que (ainda) não sabemos.

O meu único 'problema' com este livro é que intercalou momentos em que o li com o tique nervoso no pé, a sofrer por antecipação, com momentos em que tinha que me levantar para não me deixar dormir a lê-lo...

É questionável a qualidade e extensão da fundamentação teórica do enredo, da lógica por detrás das intenções alienígenas/humanas e das manobras militares mas, se ignorarmos isso, podemos acabar por nos entreter um bom bocado com este livro, cheio de especulação e cenários apocalípticos.



O Mar Infinito

A 5ª Vaga - Livro II
Wook.pt - O Mar Infinito   É a derradeira batalha entre a vida e a morte, a esperança e o desespero, o ódio e o amor.
   A Terra foi invadida por extraterrestres - os Outros -, que têm como único objetivo o extermínio de toda a população do planeta. Sem aviso, lançaram quatro vagas de destruição que devastaram parte da humanidade. Cassie Sullivan e os seus companheiros contam-se entre os poucos que sobreviveram.
   Agora, com a espécie humana quase extinta e com uma quinta vaga em marcha, os jovens têm de tomar uma decisão crucial: enfrentar o duro inverno e ficar à espera que Evan Walter regresse, ou partir à procura de mais sobreviventes antes que o inimigo se aproxime demasiado - porque o próximo ataque é mais do que possível, é inevitável. Ninguém é capaz de prever até onde os Outros podem descer, nem estes sabem o quanto a humanidade se pode erguer.



Autor: Rick Yancey   
Editor: Editorial Presença (Julho, 2015)
Género: Ficção Científica/Young Adult
Páginas: 272
Original: The Infinite Sea (2014) [Goodreads]
    


 


«Extraordinário, uma leitura imperdível.»Entertainment Weekly

«Um ritmo imparável, uma prosa emocionante e peripécias inesperadas...»The New York Times Book Review 

«Uma história de sobrevivência que nos deixa sem fôlego... Uma prosa irrepreensível - cada parágrafo contém uma carga profunda de ambiência, sentido e emoção.»Booklist

«Um dos Melhores Livros para Jovens Adultos.»The Washington Post

«Um dos Melhores Livros para Adolescentes.»Barnes & Noble


A Última Estrela

A 5ª Vaga - Livro III

Wook.pt - A Última Estrela O inimigo já não é o mesmo. O inimigo somos nós. Eles estão entre nós, eles estão sobre nós, eles não estão em lado nenhum. Querem a Terra, mas querem que seja nossa. Vieram para nos dizimar, mas querem salvar-nos. 

Porém, sob estes enigmas esconde-se uma verdade: Cassie foi traída. E também o foram. Ringer. Zombie. Nugget. E todos os sete mil milhões e meio de pessoas que viviam no nosso planeta. Primeiro traídos pelos Outros e depois por nós próprios.

Nestes últimos dias, os sobreviventes terão de decidir o que é mais importante: salvar-se… ou salvar o que nos torna humanos.


Autor: Rick Yancey   
Editor: Editorial Presença (Fevereiro, 2016)
Género: Ficção Científica/Young Adult
Páginas: 280
Original: The Last Star (2016) [Goodreads]


    

✏ Rick Yancey é também autor do livro infanto-juvenil As Extraordinárias Aventuras de Alfred Kropp editado em Portugal pela ASA;


Nenhum comentário:

Postar um comentário