Destaques

0 Nascido e Criado na Margem Sul



  Rui Unas vive na Margem Sul há quarenta anos anos e correm rumores de que nunca foi sequer a Lisboa.
(Diz-se que sente vertigens ao aproximar-se da ponte e que só de charola aceita pôr os pés num cacilheiro.)
  Em certas noites de nevoeiro há relatos de avistamentos do nosso herói no braço esquerdo do Cristo Rei – de costas para Lisboa. Pela Margem Sul cresceu, levando uma vida pautada pelo vício e pela transgressão gratuita, tendo conquistado o pleno domínio da sua praceta enquanto criança. É dali que ainda hoje controla o tráfico de ursinhos de goma em toda a Margem Sul e comanda o movimento independentista sectário autodenominado «A Margem Sul é até Cabo Verde». Há cerca de vinte anos, conquistou o mundo aos microfones da Rádio Seixal, travestindo-se desde então de radialista, apresentador de televisão, fake MC, autor de autobiografias imaginárias, actor e profissionalíssimo professor de kizomba.
  Don Juan nas horas vagas (e nas outras horas todas), são épicas as histórias das suas conquistas, de Alcochete à Caparica, tendo as suas bravatas inspirado argumentos cinematográficos de uma produtora de renome, sediada numa cave do Barreiro. Marcou gerações, sobretudo a que o viu de maillot de luta greco-romana, e nem com uma vida inteira de psicoterapia conseguirão os margem-sulenses esquecer a primeira vez que dançou o malhão africano em público. Esta é a sua história.

Autor: Rui Unas
Editor: Objectiva (Março, 2014)
Género: Humor
Páginas: 336
   

Sobre o autor...

  Nasceu, em 1974 e contra todas as expectativas, em Lisboa. Mas a parte do «criado na Margem Sul» é verdade, sosseguem. A paixão pelo entretenimento cedo se manifestou, ainda petiz, animando os intervalos e as festas escolares na rádio da Escola Secundária do Fogueteiro.
  Depressa ingressou no mundo do radialismo profissional, com um programa na Rádio Seixal e, mais tarde, na Antena 3 e Antena 1. Daí à televisão foi um tirinho. A apresentação de programas como Alta Voltagem, Curto Circuito e Cabaret da Coxa valeram-lhe o epíteto de «Ganda Maluco» e abriram-lhe as portas do cinema (com Os Imortais, de António- Pedro Vasconcelos) e do teatro.
  Na televisão passou recentemente por programas de ficção como O Último a Sair e Anti-Crise, ou por telenovelas em que encarna personagens que vestem fato. O êxito Margem Sul State of Mind, da sua autoria, é um hino ao sítio que o viu crescer e onde insiste em viver, apesar do investimento brutal em relógios e ténis (sempre que passa por aquela esquina) que essa decisão implica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário