Destaques

0 Casper - O Gato-Viajante


  A incrível e inspiradora história de um gato que conquistou os corações de pessoas de todo o mundo.
Casper tornou-se uma celebridade nacional quando os jornais divulgaram a história de um gato extraordinário que apanhava regularmente o autocarro número 3, fazendo viagens de dezoito quilómetros pela sua cidade, Plymouth, em Devon. Enquanto a sua dedicada dona, Susan Finden, se interrogava por onde é que andaria o seu elusivo gato, Casper ia alegrando a vida de inúmeros passageiros que andavam de um lado para o outro nos seus afazeres. Também os motoristas dos autocarros começavam a estar familiarizados com Casper e a notícia percorria a central de transportes, alertando a equipa de que um passageiro muito especial poderia estar a bordo dos seus veículos. Com efeito, tornou-se a mascote da empresa de transportes, e fotos de Casper e de Susan decoravam a carreira número 3. 
  Quando Casper foi, de forma lamentável, morto por um carro no início de 2010, mensagens de solidariedade afluíram de todo o mundo. Tornou-se imediatamente claro que Casper e a sua notável história haviam tocado a vida de muita gente. 
  Contado de uma maneira comovente pela sua dona, que o amava profundamente, Casper, o Gato- Viajante, é a história tocante de um gato branco e preto muito especial, que viajava de autocarro e que conquistou os nossos corações.

Autor: Susan Finden
Editor: Casa das Letras (2011)
Género: Animais/Biografia
Páginas: 252
Original: Casper the Commuting Cat: The True Story of the Cat who Rode the Bus and Stole our Hearts (2010) [Goodreads] [WOOK]
   

Opinião...
My rating: 4 of 5 stars

"Esta é a história de Casper, mas é também a história de quem, entre cada um de nós, já amou um animal." (p. 14)

O gato Casper tinha um hobbie bem peculiar: gostava de viajar de autocarro! - respeitando sempre o seu lugar na fila, fazendo amigos no percurso e colocando um sorriso nos lábios de quem com ele se cruzava.

Igualmente formidável, a sua companheira humana, Susan Finden, partilhou com tanta dedicação e paixão a história deste pequeno felídeo em "Casper - O Gato-Viajante" que é impossível ficar indiferente. Sempre considerei a relação com os animais algo bastante enriquecedor, daí que tenha adorado os inspiradores relatos de Susan sobre pessoas que se preocupam realmente com os animais e que ainda guardam em si a sensibilidade de se deixar tocar pela história de um gatinho.

Adorei a forma vibrante com que Susan recorda e descreve os "seus" gatos lançando-me numa viagem pelas minhas próprias memórias - desde os residentes efectivos aos residentes passageiros que ficaram apenas até encontrarem uma nova família, passando por aqueles que me vêm visitar de vez em quando, terminando naqueles que, infelizmente, e muito dolorosamente, perdi - "(…) sinto-me abençoada por cada patinha que atravessa a minha porta." (p. 24)


Sobre a autora...
Desde criança que Susan Finden adora gatos. Quando era pequenina, o seu primeiro animal de estimação, Blackie, ajudou-a a atravessar momentos difíceis, como a morte da irmã, com cancro. Desde então, soube que os animais seriam uma parte importante da sua vida. Como mãe de três filhos, certificou-se de que os gatos desempenhavam um papel importante na vida das crianças, incutindo neles um amor pelos animais que persiste até hoje. À medida que o tempo passou, a família felina de Susan foi aumentando. Num centro de acolhimento, em Weymouth, Susan encontrou por acaso Casper e a sua vida mudou para sempre. Susan continua a acolher gatos recolhidos da rua e tenciona voltar a adoptar muito em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário