Destaques

0 No Rasto do Predador {Livros Junho}

A Lei do Deserto
Hector Cross #1
  Hazel Bannock é proprietária de uma das maiores companhias petrolíferas do mundo, a Bannock Oil.
Durante uma viagem através do oceano Índico, o seu iate é sequestrado por piratas somalis. Nele viajava a filha de Hazel, de dezanove anos, Cayla, e o resgate que os piratas pedem para a libertarem é exorbitante.
  Hazel recorre ao major Hector Cross, cuja empresa foi contratada pela Bannock Oil para proteger as suas instalações e pessoal. Juntos, Hazel e Hector estão dispostos a tudo para salvar Cayla, mesmo que isso signifique fazer justiça pelas próprias mãos…


Autor: Wilbur Smith
Editor: Editorial Presença (Abril, 2014)
Género: Romance/Thriller
Páginas: 496
Original: Those in Peril (2011) [Goodreads] [WOOK]
   

opinião
My rating: 3 of 5 stars
'A Lei do Deserto' é um daqueles livros que me deixa baralhada no final; sem saber bem para que lado a balança pende mais: se para o lado dos elementos de que gostei ou para o dos pontos que me desagradaram.

No fundo, penso que este livro sofre imenso pela falta de equilíbrio. Se por um lado temos um livro cheio de acção, que me agradou pelas cenas de planeamento e execução militar (colocando de lado a precisão das mesmas), pareceu-me que toda esta acção serviu de manobra de distracção para desviar a atenção do leitor de pontos importantes como a óbvia falta de desenvolvimento das personagens, o desenvolvimento de um romance à velocidade da luz e numa das alturas menos plausíveis e o facto de acontecimentos traumáticos não parecerem ter grandes repercussões nas personagens…

Agradou-me o estilo da narrativa, embora esta fosse, por vezes, desnecessariamente detalhada - especialmente nas cenas mais violentas. Não vou encarar estas cenas, particularmente aquelas que não contribuem em nada para o desenvolvimento da história, como um ataque ao Islão mas sim como forma do autor garantir que mantinha o leitor indiscutivelmente do lado da equipa de Cross; no entanto, pareceu-me que a cultura árabe foi ligeiramente desconsiderada e manipulada de forma a encaixar apenas nos moldes fundamentalistas.

Esta falta de equilíbrio reflectiu-se na minha própria experiência de leitura: comecei o livro com grande interesse pelo enredo e intrigada com o seu desenvolvimento mas esta sedução foi esmorecendo após volvida mais de metade do livro, até quase se extinguir. Perdi-me, tal como me pareceu que o autor se perdeu após a operação de resgate; sabendo para onde queria ir mas sem ter realmente uma ideia precisa de como lá chegar e que informações seria pertinente partilhar com o leitor. Foram duas mortes inesperadas que me puxaram de novo para a história e para toda uma nova aventura carregada de tensão.

Apesar de partir de uma premissa muito interessante, fundindo realidade e ficção, só lamento que Wilbur Smith tivesse comprometido a qualidade de um trabalho cheio de potencial ao falhar na construção e desenvolvimento de personagens e episódios.
View all my reviews


Vingança de Sangue
Hector Cross #2
  Neste segundo volume reconhecemos de imediato a mesma intensidade dramática e o suspense levados a níveis capazes de desafiar o leitor mais intrépido. Aqui, Hector Cross tem encontro marcado com o inimigo, e fica a sabê-lo da pior forma possível, quando este ataca, sedento de sangue e vingança, assassinando brutalmente Hazel Bannock, agora mulher de Hector e nos últimos meses de gravidez. 
  Determinado a fazer justiça, Hector reúne os seus amigos mais leais e juntos viajam para o Médio Oriente. Mas Hector percebe que está a lidar com um inimigo de múltiplos rostos quando figuras sinistras do passado da família Bannock começam a emergir, envoltas em segredos hediondos que Hazel nunca teve coragem de lhe revelar.


Autor: Wilbur Smith   
Editor: Editorial Presença (Julho, 2014)
Género: Romance/Thriller
Páginas: 576
Original: Vicious Circle (2013) [Goodreads] [WOOK]
    


No Rasto do Predador
Hector Cross #3
Wook.pt - No Rasto do Predador  Hector Cross, ex-agente SAS, perito em segurança privada, viúvo. A sua mulher desapareceu cedo demais, cruelmente assassinada, Johnny Congo - psicopata, extorsionista, terrorista - é o homem que Cross quer ver morto. Tal como as autoridades americanas. Congo é levado para o corredor da morte da prisão mais segura do mundo. Duas semanas apenas o separam do dia da sua execução. Ele quer fugir. Já se evadiu uma vez e sabe que pode fazê-lo de novo. Cross, ainda mal refeito do seu confronto com Congo, regressa à ação. Em pleno Atlântico, navega o superpetroleiro Bannock A.
   Ataques terroristas na zona provocam o pânico e só uma pessoa pode assegurar a proteção do navio. O que foi prometido como algo fácil é muito mais do que isso - é uma missão que irá pôr à prova os limites emocionais e físicos de Cross. Mas o seu passado como agente SAS e perito em segurança privada tornou-o capaz de enfrentar todos os perigos e ele não desiste até apanhar a sua presa.

Autor: Wilbur Smith   
Editor: Editorial Presença (Junho, 2017)
Género: Romance/Thriller
Páginas: 424
Original: Predator (2016) [Goodreads]
    

Sobre o autor...
Wilbur Smith nasceu na África Central em 1933 e profissionalizou-se como escritor em 1964, após o sucesso de When the Lion Feeds, o seu segundo romance. Incansável viajante, formado na Rhodes University, já escreveu vinte e sete romances, todos inspirados nos ambientes e nas histórias que foi conhecendo durante as suas inúmeras expedições.
Os seus livros estão traduzidos em vinte e seis línguas. Já editados pela Ulisseia, estão O MagoAves de RapinaMonções e Horizonte Azul.

           Série Antigo Egipto
O Deus do Rio (Antigo Egipto #1)O 7º Papiro (Antigo Egipto #2) O Mago (Antigo Egipto #3)A 11ª Praga (Antigo Egipto #4)

           Série Courtney
Aves de Rapina (Courtney #9)Monções (Courtney #10) Horizonte Azul (Courtney #11)O Triunfo do Sol (Courtney #12)

           Outros
 O Pássaro do Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário