Destaques

5 O Zelota - A Vida e o Tempo de Jesus de Nazaré

Fascinante, provocadora, fruto de uma meticulosa investigação, esta é a biografia que questiona todos os mitos acerca do homem conhecido como Jesus de Nazaré. 

  Há dois mil anos, um judeu itinerante pregador e taumaturgo percorria a Galileia, reunindo seguidores para constituir o que ele designava por Reino de Deus. 
  O movimento revolucionário que este homem pôs em marcha ameaçou a ordem estabelecida ao ponto de acabar por ser preso, torturado e executado. Examinando a construção do mito através dos séculos, Reza Aslan lança uma nova luz sobre a história de uma das personagens mais influentes e enigmáticas - Jesus na perspetiva da era tumultuosa em que viveu, a Palestina do século I, um tempo inundado de fervor apocalíptico, em que pregadores, profetas e supostos messias calcorreavam a Terra Santa, transportando a mensagem de Deus. Esta foi a era dos Zelotas que, unidos sob a bandeira do nacionalismo, faziam da resistência à ocupação romana um dever sagrado, do qual todos os Judeus estavam incumbidos. 
  Neste livro, Aslan compara a figura de Jesus dos evangelhos com a das fontes históricas e descreve um homem cheio de convicção, porém repleto de contradições. E explora as razões que levaram o Cristianismo dos primeiros anos a difundir a imagem de um pacífico mestre espiritual em detrimento da do revolucionário politicamente comprometido.

Autor: Reza Aslan [site oficial] [facebook] [twitter]
Editor: Quetzal (Fevereiro, 2014)
Género: História/Religião
Páginas: 368
Original: Zealot: The Life and Times of Jesus of Nazareth (2013)

Sobre o autor:
Dr. Reza Aslan é um escritor de renome internacional e um estudioso das religiões. Fundador de AslanMedia.com, um jornal online com notícias e entretenimento sobre o Médio Oriente e o resto do mundo. Co-fundador da BoomGen Studios, a primeira marca de entretenimento de e sobre o Médio Oriente. 
Os seus livros incluem No god but God: The Origins, Evolution, and Future of Islam (2005) e How to Win a Cosmic War: God, Globalization and the End of the War on Terror (2009).

5 comentários:

  1. Para nós que somos Cristãos é um livro sem relevância, só o li porque o ganhei de presente e não o recomendaria pra ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de saber o motivo, teria como me adicionar para discutir o assunto?
      não consigo achar ninguém para falar sobre o libro.
      cleber_jsq@hotmail.com facebook

      Excluir
    2. A reação de qualquer fanático religioso é resistir a tudo que questiona a existência de Deus.

      Excluir
    3. Não li o livro, porém entendo que o autor questiona a pessoa de jesus (Homem) e não a existência de Deus

      Excluir
  2. O livro aprofunda partes da história que não são contadas na bíblia e por isso causa resistência entre os cristão. Naturalmente, os muçulmanos e judeus reagiriam da mesma forma.

    ResponderExcluir