Destaques

0 O Homem Sombra

  Publicado originalmente em folhetins em 1934, O Homem Sombra é o último romance de Dashiell Hammett, e a passagem ao cinema e à televisão, com enorme êxito, desta história e das suas sequelas tornará famoso o casal de investigadores Nick e Nora Charles.
  Uma secretária é assassinada e o suspeito é o seu patrão, famoso e rico investigador científico e antigo cliente de Nick, que desaparece.
  Uma intricada teia de mentiras, traições e assassínios vai envolver Nick, um famoso detetive particular de origem grega, agora homem de negócios e algo alcoólico, que aceita uma investigação na qual os personagens marcantes são mulheres: belas, vingativas, manipuladoras. Mas a ironia e o humor acompanham também esta intriga em que Hammett mantém o mistério e o suspense sempre presentes, com a escrita seca, precisa e realista que o tornou um dos grandes mestres do romance policial moderno.

Autor: Dashiell Hammett
Editor: Porto Editora (Janeiro, 2014)
Género: Policial
Páginas: 248
Original: The Thin Man (1932)


Sobre o autor...
  Nascido em 1894 (Maryland, EUA), no seio de uma família de poucos recursos, Dashiell Hammett começou a trabalhar aos catorze anos para ajudar a sustentar a família. Durante a Primeira Guerra Mundial contraiu tuberculose, da qual nunca recuperou totalmente, o que foi agravado pela sua adição ao álcool. Mais tarde, foi contratado pela Agência de Detectives Pinkerton (1915-1922) e nesta buscou a fonte de inspiração dos seus policiais. 
  No início dos anos 20, Hammett casou-se com uma enfermeira e teve duas filhas. Contudo, a mulher da sua vida foi indiscutivelmente a dramaturga Lillian Hellman, com quem viveu até ao fim dos seus dias. No seu tumultuoso relacionamento, não faltaram drama, cocktails, política e arte. 
  Hammett viveu em Nova Iorque, leccionando Criação de Textos, até 1956, ano em que Lillian Hellman o levou para o seu apartamento a fim de cuidar da sua saúde. Morreu a 10 de Janeiro de 1961. Contudo, o mito do detective privado que se tornou escritor ainda continua vivo. 
  Juntamente com Raymond Chandler, Hammett deu início ao realismo nas histórias de detectives e é considerado o pai do género hard-boiled, noir para os franceses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário