Destaques

2 Resumo 2013

O ano está quase, quase a acabar e, cá por mim, posso dizer que, entre outras coisas, fartei-me de ler!... Recentes, antigos, meus ou emprestados…o que é certo é que havia sempre um livro por perto. 

De um total de 102 (!) há obviamente aqueles que me tocaram de forma especial e aqueles que preferia não ter lido… os que me despertam uma doce nostalgia quando me volto a cruzar com eles na prateleira e os que me arrancam esgares de revolta… os que me fizeram vibrar e sonhar e os que me punham só a dormir… Mas com os livros é mesmo assim! Nunca temos a certeza do que vamos encontrar para lá da capa…e isso é apenas mais uma das coisinhas que adoro neles!

Preferidos 2013
  Vamos começar pelas coisas boas!
  Há alguns livros que se vão mantendo na minha eterna lista dos "por ler" e que eu vou adiando, adiando, adiando… Entre esses, que finalmente acabei por ler, destacam-se "O Hobbit" (J. R. R. Tolkien) que adorei e só não sei por que raio demorei tanto tempo a pegar nele. Em 2014 planeio ler a trilogia "O Senhor dos Anéis". Não me lembro de rir tanto a ler quanto o fiz com "Os Cadernos de Pickwick" (Charles Dickens) embora "Uma Caneca de Tinta Irlandesa" não lhe fique nada atrás! Gostei tanto, tanto d'"As Intermitências da Morte" (José Saramago) e encontrei o meu preferido de Jane Austen até à data: "O Parque de Mansfield". Nos tortuosos caminhos kafkianos cruzei-me com "O Processo" (Franz Kafka) e volto a citar Fernando Namora neste ponto: «Entra-se em certos livros e em certos escritores como numa casa familiar». Não posso deixar de mencionar aqui "Madame Bovary" (Gustave FLaubert) e aquele que é o meu preferido do ano, o arrebatador "O Monte dos Vendavais" (Emily Brontë). Neste parágrafo estão reunidos os meus absolutamente preferidos. São todos formidáeis, guardo de cada um deles pedacinhos muito especiais e, até mesmo agora, enquanto os enumero, faço-o com um terno sorriso nos lábios. 

  Mas não andei só nas "velharias"! Também acompanhei alguns lançamentos deste ano... "A Promessa" (Lesley Pearse) destaca-se certamente de entre os romances históricos lançados em Portugal em 2013…não vou esquecer Belle tão cedo! "S.E.C.R.E.T. Partilhado" é um romance erótico cuja leitura compensa pela sua intensidade e variedade. Recomendo-o vivamente às fãs do género. "Ele Está de Volta" (Timur Vermes) espicaçou-me os princípios morais ao pôr-me a rir a par com este "novo" Hitler. Intensos, enganadores, sombrios, enfim: formidáveis, "Em Parte Incerta" e "Lugares Escuros"  (Gillian Flynn) foram os meus thrillers preferidos deste ano. "Amor e Enganos" (Julia Quinn) foi uma óptima adição à série Bridgerton e "A Minha História com Bob" foi uma óptima adição à minha colecção de livros sobre gatinhos especiais...e oh como eu adoro gatinhos!!! Menos recentes mas igualmente fantásticos, gostei imenso de ler "A Culpa é das Estrelas", "Peito Grande, Ancas Largas" e "Estarás Sempre Comigo".


Desilusoes 2013
  "As Cinquenta Sombras de Mr. Darcy"...não sei o que me deu para ler isto...! 
  "Morte em Pemberley"...não sei o que deu à sra. P. D. James para escrever isto...!
  "A Noiva Despida" foi uma absoluta perda de tempo...
  Muitos outros houve que, apesar de não serem maus, não cumpriram com as elevadas expectativas que lhes reservei por ter ouvido falar muito bem do autor/livro ou por já ter lido algum trabalho do autor previamente: "O Barão" (Sveva Casati Modignani), "A Arte de Amar" (Elizabeth Edmondson), "E As Montanhas Ecoaram" (Khaled Hosseini), "Paixões Agitadas" (Jill Mansell), "Entrega Total" (Cheryl Holt), "A Estação dos Ossos" (Samantha Shannon) e "O Paraíso das Damas" (Émile Zola). Quanto ao "Filha da Magia" (Barbara Bretton) já não esperava mesmo nada, só queria era acabar com a série...

Para 2014
  Como disse antes, tenho alguns livros já há algum tempo na minha eterna lista dos "por ler" e há alguns que gostava de ler já para o ano. Assim, em vez de 12 desejos deixo aqui 12 livros/colecções que espero conseguir ler durante o ano que vem:
   1. "The Complete Stories of Oz" (L. Frank Baum);
   2. "A Piada Infinita" (Davis Foster Wallace);
   3. "Anna Karenina" (Lev Tolstoi );
   4. "O Senhor dos Anéis" [trilogia] (J. R. R. Tolkien);
   5. "Jane Eyre" (Charlotte Brontë);
   6. "Memorial do Convento" (José Saramago);
   7. "Sensibilidade e Bom Senso" (Jane Austen);
   8. Série Joona Lina (Lars Kepler): "O Executor", "O Hipnotista", "A Vidente",...;
   9. Começar série Rose Harbor (Debbie Macomber): "A Estalagem de Rose Harbor", "O Abrigo da Esperança", ...;
   10. "Ema" (Jane Austen);
   11. "Viagens na Minha Terra" (Almeida Garret);


2 comentários:

  1. Eu tenho taaaaantos livros para ler em 2014 :(

    imensos mesmo! entre físicos e ebooks em inglês ou português não devo consegui ler todos os que tenciono mas espero ler mais de 100 (este ano foram 156).

    Tens mesmo de ler algum da Dorothy senão todos mesmo :D

    beijinhos e bom ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos sempre taaaaaaaantos para ler :P É uma doença da qual vamos sofrer até sermos velhinhas, velhinhas :P
      Uau! 156 é obra! :D Eu já baixei o meu objectivo deste ano para 80 porque acho que não vou ter tempo para ler tantos como li no ano passado :(
      Beijinhos! Bom ano...e que leias esses todos e ainda mais, se possível! ;)

      Excluir