Destaques

0 O Hobbit + Opinião

  O Hobbit é a história das aventuras de um grupo de anões que vão à procura de um tesouro guardado por um terrível dragão. 
  São relutantemente acompanhados por Bilbo Baggins, um hobbit apreciador do conforto e vida calma. Encontros com elfos, gnomos e aranhas gigantes, conversas com o dragão, Smaug, o Magnífico, e a presença involuntária na Batalha dos Cinco Exércitos são algumas das experiências por que Bilbo passará. O Hobbit é não só uma história maravilhosa como o prelúdio a O Senhor dos Anéis.

Autor: J. R. R. Tolkien
Editor: Europa-América (2001)
Género: literatura fantástica
Páginas: 264
Original: The Hobbit




Opinião...
My rating: 5 of 5 stars

The HobbitPrecioso em todos os seus elementos, O Hobbit é um enorme marco para a literatura fantástica...e não só!

Único e verdadeiramente mágico, este livro tornou-se imediatamente num dos meus preferidos. Personagens magníficas e de personalidade exuberante, sejam empáticas ou deliciosamente perversas, contribuem com o seu desempenho para a criação de uma narrativa imaginativa e muito original, tendo em conta o ano da sua publicação.

Adorei o narrador, o tom indiscreto e pessoal de que se serve para dar a sensação de que nos está a contar uma história à lareira, como, aliás, o próprio Tolkien fazia com os seus filhos.

Na minha ganância pelo seu fenomenal estilo de escrita, gostaria de ver algumas das descrições ser mais detalhadas e de assistir a um final mais promissor, mas tendo em conta que ainda tenho uma trilogia inteira pela frente, este livro serve de introdução mais do que suficiente!

Quanto às adaptações cinematográficas, não sendo elas realmente para aqui chamadas, deixo apenas a minha concordância com o filho do escritor:
"Tolkien has become a monster, devoured by his own popularity and absorbed into the absurdity of our time. The chasm between the beauty and seriousness of the work, and what it has become, has overwhelmed me. The commercialization has reduced the aesthetic and philosophical impact of the creation to nothing. There is only one solution for me: to turn my head away." (Christopher Tolkien)

Nenhum comentário:

Postar um comentário