Destaques

0 Novela de Xadrez {Livros Outubro}

  Os passageiros de um navio que parte de Nova Iorque com destino a Buenos Aires descobrem que a bordo segue com eles o campeão do mundo de xadrez, um homem arrogante e pouco amigável. 
  Rapidamente se forma um grupo que procura testar os seus conhecimentos de xadrez jogando com o campeão, apenas para conhecer uma clamorosa derrota. É então que um misterioso passageiro avança para os aconselhar, e o rumo dos acontecimentos se altera. 
  Onde adquiriu ele este domínio extraordinário do jogo do xadrez, e a que custo? Nesta extraordinária novela psicológica o autor oscila, com inigualável mestria, entre um enorme suspense e uma reflexão pungente sobre o nazismo.

Autor: Stefan Zweig
Editor: Assírio & Alvim (Outubro, 2013)
Género: Romance
Páginas: 96
Original: Schachnovelle (1941)

Sobre o autor...
  Austríaco de ascendência judaica, Stefan Zweig nasceu em 1881 e é um dos mais importantes autores europeus da primeira metade do século XX. 
  Dedicou-se a quase todas as atividades literárias: foi poeta, ensaísta, dramaturgo, novelista, contista, historiador e biógrafo. A crescente influência do nacional-socialismo na Áustria e a instauração do chamado «austrofascismo», regime fundado pelo Chanceler Engelbert Dolfuss e que se baseava na ideologia fascista de Mussolini, levam-no a abandonar a Áustria. 
  Emigra para Inglaterra acompanhado da sua secretária Lotte — com quem se virá posteriormente a casar — e torna-se cidadão inglês em 1940. Receando não ser distinguido dos alemães e julgando correr o risco de ser considerado um enemy alien, decide partir para o Brasil, obtendo ali um visto permanente. 
  Estabelece-se em Petrópolis, onde, recatado e isolado do bulício do Rio de Janeiro, continua a trabalhar: escreve um breve ensaio sobre Montaigne, termina a autobiografia O Mundo de Ontem e redige a Novela de Xadrez como o seu derradeiro testamento literário. É aí que se suicida com a sua mulher, Lotte Zweig, a 23 de fevereiro de 1942, pouco depois de enviar o manuscrito desta Novela de Xadrez para várias editoras.

Livros de Stefan Zweig...
Novela de Xadrez - Assírio & Alvim, 2013
Maria Antonieta - Casa das Letras, 2013
Coração Impaciente - Livraria Civilização Editora, 2013
Carta de Uma Desconhecida - Esfera dos Livros, 2008
Vinte e Quatro Horas na Vida de Uma Mulher - Esfera dos Livros, 2008
Magalhães - o homem e o seu feito - Assírio & Alvim, 2007
O Mundo de Ontem - Assírio & Alvim, 2005
Confusão de Sentimentos - Antígona, 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário