Destaques

1 Madrugada Suja

Três histórias que se cruzam desde uma aldeia deserta até ao topo do poder

No princípio, há uma madrugada suja: uma noite de álcool de estudantes que acaba num pesadelo que vai perseguir os seus protagonistas durante anos. Depois, há uma aldeia do interior alentejano que se vai despovoando aos poucos, até restar apenas um avô e um neto. Filipe, o neto, parte para o mundo sem esquecer a sua aldeia e tudo o que lá aprendeu. As circunstâncias do seu trabalho levam-no a tropeçar num caso de corrupção política, que vai da base até ao topo. Ele enreda-se na trama, ao mesmo tempo que esta se confunde com o seu passado esquecido. Intercaladamente, e através de várias vozes narrativas, seguimos o destino dessa aldeia e em simultâneo o dos protagonistas daquela madrugada suja e daquela intriga política. Até que o final do dia e o raio verde venham pôr em ordem o caos aparente.

Autor: Miguel Sousa Tavares
Editor: Clube do Autor (Maio/2013)
Género: Romance
Páginas: 420
COMPRAR
"Publicar mais um livro é marcante. Publicar mais um romance é determinante, porque é uma viagem de longo curso para o escritor, durante a qual até receia que a vida não chegue para o que tem para contar."
Miguel Sousa Tavares, Sessão de lançamento de «Madrugada Suja» (Palácio Galveias)

Sobre o autor...
Jornalista português, Miguel Sousa Tavares nasceu no Porto, sendo filho da poetisa Sophia de Mello
Breyner e do advogado e jornalista Francisco de Sousa Tavares. Depois de se ter licenciado em Direito, exerceu advocacia durante doze anos, mas abdicou definitivamente desta profissão para se dedicar em exclusivo ao jornalismo. 
Em 1989, foi director da revista Sábado, publicação generalista que havia sido lançada no ano anterior por Pedro Santana Lopes. No entanto, manteve-se pouco tempo no cargo devido à instabilidade interna da revista, que algum tempo depois viria a fechar. 
O jornalista também se destacou na imprensa portuguesa como cronista e escreveu ininterruptamente para o jornal Público, desde que este foi lançado em 1990 até ao início de 2002. Ao mesmo tempo, foi assinando crónicas noutras publicações como o jornal desportivo A Bola, na revista feminina Máxima e no jornal on-line Diário Digital. Miguel Sousa Tavares esteve na SIC, canal privado de televisão que começou a emitir em 1992, onde apresentou programas de informação como "Crossfire", este a meias com Margarida Marante. Abandonou a SIC e depois de em 1998 ter recusado o convite para director-geral da RTP, no ano seguinte regressou à televisão. 
Assim, em 1999 Miguel Sousa Tavares ingressou na TVI e apresentou "Em Legítima Defesa". Sousa Tavares defendia uma das posições e Paula Teixeira da Cruz, vereadora do PSD na Câmara de Lisboa, a outra. O jornalista Pedro Rolo Duarte servia de moderador. Em Setembro de 2000, estreou-se como comentador fixo do Jornal Nacional da TVI, onde passou a marcar presença semanalmente às terças-feiras, para abordar a actualidade nacional e internacional.

Livros de Miguel Sousa Tavares...
Madrugada Suja - 2013 Clube do Autor
Rio das Flores - 2012 Oficina do Livro
Equador - 2012 Oficina do Livro
A História Não Acaba Assim - 2012 Clube do Autor
Cozinha d'Amigos - 2011 Oficina do Livro
Ukuhamba - 2010 Oficina do Livro
Não te deixarei morrer, David Crockett - 2010 Leya
Ismael e Chopin - 2010 Oficina do Livro
No Teu Deserto - 2009 Oficina do Livro
Rio das Flores - 2007 Oficina do Livro
Equador Ilustrado - 2005 Oficina do Livro
O Planeta Branco - 2005 Oficina do Livro
Sul - 2004 Oficina do Livro
O Segredo do Rio - 2004 Oficina do Livro
Anos Perdidos - 2001 Oficina do Livro
Um Nómada no Oásis - 1994 Relógio D` Água

Um comentário:

  1. I like what you guys are usually up too. This kind of clever work
    and reporting! Keep up the good works guys
    I've added you guys to blogroll.

    Here is my web site Raspberry Ketone Plus Diet

    ResponderExcluir