Destaques

0 A Costureira sem Cabeça {Livros Março 2013}

A implantação da República contada pelos dizeres do povo.
Na madrugada do dia 5 de Outubro Amélia, a «rapariga sem cabeça», costureira do bairro, acorda com um estrondo vindo do rio. Trovoada ou outro fenómeno da natureza? De manhã se veria. O nascer do sol chegou com a cidade em alvoroço e os vizinhos curiosos na rua à procura de explicação para tamanho desassossego. E logo chegam notícias. Os republicanos estavam na rua para derrubar a Monarquia. 

De boca em boca, de personagem em personagem, sem sair de um bairro lisboeta, acompanhamos o dia em que a cor da bandeira mudou e a República venceu, trazendo ao povo um novo país. 

A Costureira sem Cabeça (2.º título da Colecção Portugal Sem Fim) é um romance repleto de humor, em que se conta a história de um dia que marcou Portugal. A partir das janelas com sardinheiras e da boca do povo, conhecemos o outro lado da Implantação da República. Daqueles que não foram soldados, mas também ajudaram a escrever a História.

Autor: Fernando Madaíl
Editor: Oficina do Livro 
Género: Romance
Páginas: 145

Sobre o autor...
Fernando Madaíl de Jesus Campante nasceu em 1962. Estudou Direito na Universidade de Coimbra, área que trocou pelo jornalismo. 
Começou a escrever na imprensa periódica em 1980, assinando com os nomes próprios, para não ser confundido com o pai, um jornalista que admirava. Foi colaborador de vários órgãos de comunicação, de que se destacam O Tempo, Diário de Coimbra, O Jornal de Coimbra ou O Jogo. Desde 1989, integra o quadro redactorial do Diário de Notícias. 
É autor da biografia Fernando Valle - Um Aristocrata de Esquerda, publicada em 2003. A Costureira sem Cabeça é o seu primeiro romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário