Destaques

0 Livros Amos Oz


Contra o Fanatismo

Nascido na Jerusalém dilacerada pela guerra, Amos Oz observou em primeira mão as consequências nefastas do fanatismo. Neste livro, composto de três ensaios, o autor oferece-nos uma visão única sobre a verdadeira natureza do fanatismo e propões uma abordagem racional que permita resolver o conflito israelo-palestiniano.

Autor: Amos Oz
Editor: Edições ASA (2008)
Género: Política
Páginas: - 
Original: How to Cure a Fanatic (2002)


A Terceira Condição

Um ponto de vista apaixonante sobre o conflito que opõe israelitas e palestinianos. Fima é um sonhador totalmente incapaz de agir sobre a sua própria vida. Este homem de meia-idade sofre por sentir que decepcionou o seu pai ao acomodar-se a um emprego como recepcionista de uma clínica ginecológica, e a sua ex-mulher, a quem permitiu abandonar o casamento sem opor qualquer resistência. Fima também se decepciona a si próprio diariamente. Fascinado pela carismática Annette, nada faz para se aproximar dela e mantém uma amizade estéril com Nina, para quem cada acto sexual dá azo a uma obsessiva espiral de limpeza pessoal e doméstica. Ele não consegue sequer matar uma barata sem que se sinta sufocar em reflexões sobre o povo judeu. Fima acabará, contudo, por ter o seu momento de redenção durante um passeio pelas ruas de Jerusalém, quando se pacifica por fim com o seu estatuto de judeu errante.

Autor: Amos Oz
Editor: Edições ASA (2009)
Género: Romance
Páginas: 320

A Caixa Negra

Revelações sobre as razões da queda, gritos de horror, pânico, tentativas desesperadas de salvação: vestígios da catástrofe. O romance do israelita Amos Oz tem tudo isso, mas a caixa preta a que se refere o título não pertence a um avião, e sim a uma relação amorosa desfeita. Anos depois do divórcio escandaloso, a esposa rejeitada Ilana emerge das cinzas do tempo, da distância e do rancor para passar a limpo o seu casamento com Alex Guideon, professor e escritor mundialmente famoso.

Autor: Amos Oz
Editor: Edições ASA (2012)
Género: Romance
Páginas: 288

O Mesmo Mar

A obra-prima do mais conceituado escritor de Israel. Albert, Nadia, Enrico, Dita, Bettine. Cinco personagens em rota de colisão, como triângulos que se interceptam. Triângulos amorosos, de amizade e solidariedade, mas também de incerteza e temor. Relações de sombra e de luz. Em última instância todas as personagens estão rodeadas de sombras, todos as personagens estão entregues a si mesmas, às suas fragilidades e pequenas cobardias. Lentamente, as ligações desdobram-se entre o sofrimento silencioso de Albert, a sua falecida mulher Nadia, Enrico, o filho ausente, e as duas mulheres da sua vida - Dita, a sensual namorada de Enrico, e Bettine, a amiga viúva.Um complexo mosaico de vozes, cujo registo cruza prosa e poesia à medida que a trajectória das personagens é traçada e Amos Oz nos apresenta o mundo confuso e contemporâneo de Enrico e Dita e o elegíaco passado de Albert, Nadia e Bettine.

Autor: Amos Oz
Editor: Edições ASA (2007)
Género: Romance
Páginas: 200

Cenas da Vida de Aldeia 

Coisas estranhas estão a acontecer em Tel Ilan, uma surreal e inquietante aldeia imaginária em Israel. Cenas da Vida de Aldeia é o retrato desta comunidade, que toma forma através de sete histórias, nas quais um grupo de personagens aparece repetidamente. Cada habitante anda à procura de algo, porém, nada neste mundo quase onírico é certo, nada é definido. Um velho resmunga com a sua filha sobre a inexplicável escavação que ouve por baixo da casa durante a noite. Um desconhecido bate à porta de um homem para persuadi-lo a livrar-se da sua velha mãe, a fim de vender a casa. Um homem vai ter com os vizinhos para o habitual serão musical, mas é irresistivelmente atraído para o centro trágico da habitação. Este livro é concluído com uma oitava história, chocante e estranha, de um outro lugar e de um tempo distante. Escrito numa linguagem simples e poética, Cenas da Vida de Aldeia é um poderoso e hipnótico romance-em-histórias do inimitável Amos Oz: um olhar perturbante do que se passa sob a superfície da existência quotidiana.

Autor: Amos Oz
Editor: Edições ASA (Março, 2013)
Género: Romance
Páginas: 208
COMPRAR

Uma História de Amor e Trevas

Saga de uma família e mágico auto-retrato de um escritor, Uma História de Amor e Trevas é a história de um menino que cresce numa Jerusalém devastada pela guerra, num pequeno apartamento apinhado de livros e de parentes que falam diversas línguas. A história de um adolescente cuja vida mudou para sempre com o suicídio da mãe. A história de um homem que declara a sua independência e volta costas ao mundo em que cresceu, deixando para trás as restrições da família e da comunidade, a fim de assumir uma nova identidade num novo lugar: o kibutz Hulda, na fronteira com o mundo árabe. A história de um escritor que se torna um participante activo na vida política da sua nação.
Autobiografia em forma de romance, Uma História de Amor e Trevas é uma complexa obra literária que abarca as origens da família de Amos Oz, a história da sua infância e juventude e a trágica vida dos pais. É também a extraordinária recriação dos caminhos percorridos por Israel no século XX, da diáspora à fundação de uma nação e de uma língua: o hebraico moderno; e uma reflexão sobre a história do sionismo e a criação de Israel como necessidade histórica de um povo confrontado com a ameaça de extinção.


Autor: Amos Oz
Editor: Dom Quixote (2016*)
Género: Romance
Páginas: 648
* Reedição

Nenhum comentário:

Postar um comentário