Destaques

0 Jane Austen

Jane Austen (1775 - 1817), uma das escritoras mais lidas, foi uma romancista inglesa que optava por reproduzir no seu trabalho bastante realismo e mordazes comentários à sociedade, o que lhe confere uma imensa importância histórica. 

A educação de Austen esteve a cargo do seu pai e dos seus irmãos, sendo depois acrescentado o conhecimento que obtinha através dos livros. Até aos 35 anos, Jane Austen experimentou diversos estilos literários até que, entre 1811 e 1816, com a publicação de Sensibilidade e Bom Senso (1811), Orgulho e Preconceito (1813), O Parque de Mansfield (1814) e Emma (1816), alcançou o sucesso como escritora. 

Os seus trabalhos criticam os romances da segunda metade do século XVIII e fazem parte da transição para o realismo do século XIX. Apesar da comicidade dos seus enredos, estes salientam a dependência da mulher face ao casamento, sendo este o tema de domínio nos seus livros. O seu local de nascimento, Hampshire, no seio de uma família pertencente à burguesia agrária, serve de contexto para todas as suas obras. 

A inocência dos trabalhos de Austen é apenas aparente e as suas interpretações bastante proliferas. 

Postumamente foram também publicados outros dois romances: A Abadia de Northanger e Persuasão. Na verdade, no seu tempo, foi pouca a notoriedade de Jane Austen, esta viria a ser adquirida aquando da publicação de A Memoir of Jane Austen, em 1986, pelo seu sobrinho. A verdadeira proliferação do seu trabalho verificou-se ainda mais tarde, na segunda metade do século XX.

Livros de Jane Austen:

 Orgulho e Preconceito 
 Persuasão 
 Emma;



Orgulho e PreconceitoPersuasão A Abadia de NorthangerSensibilidade e Bom SensoEmmaAmor e AmizadeO Parque de Mansfield

Nenhum comentário:

Postar um comentário