Goodreads

Destaques

0 Incarceron + Opinião

A Série Incarceron é composta por dois livros: Incarceron e A Lenda de Sapphique. Incarceron está actualmente a ser adaptado ao cinema, pela 20th Century Fox.
A sua autora, Catherine Fisher nasceu no País de Gales, mais precisamente em Newport, e formou-se em Literatura Inglesa na Universidade de Gales. Antes de se dedicar em exclusivo à escrita, Catherine trabalhou como professora e arqueóloga.

Incarceron

Incarceron #1
Imagine uma prisão tão vasta que abrange masmorras, galerias, bosques de metal, mares e cidades em ruínas.
Imagine um prisioneiro sem memórias mas que nega pertencer àquele lugar, mesmo sabendo que a prisão se encontra selada há séculos e que apenas um homem conseguiu escapar.
Imagine uma rapariga condenada a um casamento de conveniência e a viver numa sociedade futurista, vigiada por um sistema sofisticado de inteligência artificial mas concebida à semelhança de um cenário do século XVII.
INCARCERON é a prisão viva que observa tudo o que se passa dentro dos seus muros. Finn é o prisioneiro e Claudia a filha do guardião da prisão, que vive num mundo exterior onde pouco se conhece sobre INCARCERON.
Ao encontrarem uma chave de cristal que lhes permitirá comunicar, os dois engendram um plano de fuga numa corrida contra o tempo. Mas INCARCERON vigia-os e a evasão exigirá mais coragem e tornar-se-á mais difícil do que pensam.

Autor: Catherine Fisher
Editor: Porto Editora (2012)
Género: Fantasia (Young Adult)
Páginas: 336
Original: Incarceron (2007)


Opinião... 
Antes de mais: a literatura fantástica não está entre as minhas favoritas, muito menos quando dirigida a um público mais jovem.
Posto isto, houveram partes em «Incarceron» que adorei e me tiraram o fôlego e outras em que (e isto é, infelizmente, verdade) adormeci… Eliminando a hipótese de ter sido picada por uma mosca suspeita: «Incarceron» tem porções bastante aborrecidas.

Como se este antagonismo não bastasse, há originalidade pura e clichés seculares. A escrita de Catherine Fisher é, no geral, boa, estimulante e objectiva, sem perder muito tempo em descrições o que, num livro que inventa toda uma nova realidade, não sei se será, de todo, boa ideia….

As reacções de Claudia sabotaram imenso a minha leitura de «Incarceron», especialmente mais próximo do final…A minha componente preferida foi a sensação de «perigo eminente» que a autora cria ao acumular traições e desconfianças provenientes de diversas personagens, cada uma com os seus próprios interesses e objectivos, mantendo-me alerta para possíveis reviravoltas dramáticas.
View all my reviews

A Lenda de Sapphine

Incarceron #2
Ele foi o único que escapou.
Agora tem o poder de os salvar... ou destruir.
Finn conseguiu fugir de Incarceron, a terrível prisão viva e o único lar de que tem memória, mas a liberdade está longe de ser o que imaginava¿
Cláudia acredita que, se Finn reclamar o direito ao trono do Reino, será capaz de libertar Keiro da temível prisão; mas o Exterior não é o paraíso idílico com que Finn sonhava e o jovem vê-se subitamente prisioneiro de um obscuro jogo de intrigas e mentiras, que adia os seus planos.
Entretanto, na obscuridade de Incarceron, os prisioneiros falam de um homem lendário - Sapphique, o único que conhece os segredos e o único capaz de destruir a prisão. São inúmeras as histórias sobre as suas façanhas, mas haverá alguma verdade nelas? Será que ele existe mesmo?
Dentro e fora, todos aspiram à liberdade... como Sapphique.

Autor: Catherine Fisher
Editor: Porto Editora (Fevereiro, 2013)
Género: Fantasia (Young Adult)
Páginas: 360
Original: Sapphique (2008)


Nenhum comentário:

Postar um comentário