Destaques

0 Sugestões de Natal...para ele

Senhoras!

Todas sabemos como é fácil comprar prendas para uma mulher {afinal, ficamos encantadas com qualquer cacareco lamecha} e todas sabemos as horas desesperantes que passamos num centro comercial à procura da prenda perfeita para o nosso hóme!

E se já esgotou o número de perfumes que é saudável oferecer sem começar a levantar suspeitas de que está a tentar fazer passar alguma dica maldosa e não está para o aturar a guinchar como um puto em frente à TV/PC de volta de um qualquer jogo de vídeo...porque não dar-lhe um livro?!

Sempre é mais edificante do que A Bola e com certeza que fica melhor na nossa sala do que a Men's Health ou a GQ ... especialmente quando recebemos as amigas para chá e bolachas: não há nada mais desconcertante entre mulheres do que a presença de uma outra mulher photoshopada até à alma a pairar nas imediações {será assim tão difícil manter as revistas numa gaveta?}

Claro que o livro deve ser escolhido conforme o género literário preferido do nosso alvo! Portanto: cá vamos! (clique nos links de cada livro para ficar a saber mais sobre o mesmo)



Romance
A categoria Romance é muito vasta, não estando portanto restrita a leitoras femininas... e há sempre aquela esperança que fiquem um bocadinho mais românticos! Óptimos exemplos disso são:
  • A Mão do Diabo: este livro de José Rodrigues dos Santos é uma das melhores opções não apenas pelo seu carácter conspiratório e revelador mas também graças a um argumento sólido que garante o interesse até ao fim. E o melhor de tudo: quando ele acabar poderá lê-lo também! Fúria Divina, também com a personagem Tomás Noronha, será igualmente uma boa escolha. Só esperemos que ele não absorva os tão despropositados piropos do professor Noronha. 


  • Ensaio Sobre a Cegueira: este é dos livros mais perturbadores que já li! Se a sua cara metade ainda não viu a adaptação ao cinema deste livro do nosso Nobel, José Saramago, então oferecer-lhe o livro será uma óptima opção...especialmente se tiver alguma apetência pelo macabro.

  • Se ele for um amante dos animais, então Teu Para Sempre é o seu livro. (Nota: Use este engodo especialmente se está a tentar convencê-lo a adquirir um cão...)

  • E porque não o Prémio Nobel deste ano?! Mo Yan já conta com dois livros traduzidos para português: Peito Grande, Ancas Largas e o muito recente Mudanças. E já que falamos no Nobel, que tal o preferido para o Nobel da literatura de 2012, cuja distinção acabou por não se concretizar: Haruki Murakami.

  • Se o seu alvo tiver um sentido de humor bem afiado {especialmente quando se está a referir ao seu cabelo quando acorda pela manhã e ainda não teve tempo de se pentear}...presenteie-o com o colossal A Piada Infinita de 




Fantasia
Se a sua alma gémea gosta mesmo é uma literatura fantástica então há óptimas séries pelas quais poderá optar para o agradar neste Natal. Eu sugiro:

  • Assassin's Creed será o mais próximo que se poderá aproximar de um jogo de vídeo! Esta série conta com três livros traduzidos para português que se reúnem numa história épica que com certeza irá agradar a um fã da fantasia. Mais cuidado! No caso de ele querer é o jogo, a oferta do livro pode revelar-se como um autêntico balde de água fria...!

  • As Crónicas de Gelo de Fogo de George R. R. Martin, com adaptação a série televisiva, constituem um fenómeno literário de enorme sucesso. A prenda será fantástica especialmente se ele já começou a ler esta série e ficou com interesse de a acompanhar. Tenha em conta que esta série ainda não está acabada e conta já com 10 livros em Portugal. Há packs que reúnem os livros dois a dois, fique atenta a eles. 

  • Pessoalmente não gostei nada da Série O Mago, de Raymond E. Feist mas o seu sucesso perante o público masculino é inegável. E até pode encarar isto como um projecto a longuíssimo prazo já que ao todo o Mundo de Midkemia reúne quase 30 livros...portanto, tem prenda assegurada para quase 30 Natais!! (Nota: Não lhe continue a oferecer estes livros se ele não gostar do primeiro...senão serão quase 30 Martírios...ou faça-o, como forma de vingança discreta e dissimulada!)


  • Se sabe de fonte segura que o alvo é fã da série ou da banda desenhada que relata o apocalipse zombiano The Walking Dead, então o primeiro livro da Trilogia do Governador, The Walking Dead - Ascensão do Governador, é a sua melhor opção. Okay...o espírito natalício pode não sobressair muito nesta escolha...mas se estes mortos andantes são do agrado da sua alma gémea, então vá em frente!


Policial 



  • E aqui está um movimento táctico arriscado: poderá tentar introduzir no palato literário da sua alma gémea algo que certamente lhe agradará a si: J. D. Robb com os seus policiais intrigantes da Série Mortal. Mas claro (!) sem que ele se aperceba, pelo menos até confessar que gostou do livro, que se trata do pseudónimo de Nora Roberts. Mas atenção: isto pode vir a correr terrivelmente mal...e depois não olhe para mim, eu tenho três gatos para sustentar!


Thriller
Aahh! Nada como um bom thriller! Se esta também for a opção do seu companheiro então:



Ficção
  • Dan Brown é óptimo para quem não resiste a uma boa conspiração! Mas cuidado! Se passa o Natal em família não vai querer ter o seu companheiro à mesa de Natal a contestar as bases da religião católica e a espicaçar a boa disposição dos restantes. O Símbolo Perdido foi o último livro publicado do autor

  • Se está farta de o ouvir ridicularizar as séries de vampiros que tanto aprecia então pode mostrar-lhe como os vampiros podem ser bem interessantes, oferecendo-lhe A Estirpe, o primeiro livro da arrepiante trilogia com o mesmo nome cujo terceiro e último volume acabou de chegar às nossas prateleiras. A idealização é do fantástico realizador de cinema mexicano: Guillermo del Toro (Hellboy, O Labirinto de Fauno, Blade, O Gato das Botas), com Chuck Hogan para o amparar na escrita. 


Outros
Se prefere optar por um livro prático com aplicação nos tempos livres então ponha-o a cozinhar para si com Jamie Oliver - Refeições em 15 minutos e saboreie os inesperados lucros gastronómicos




Se não o consegue separar do futebol então ofereça-lhe o Almanaque do Benfica se ele for do Benfica; o Almanaque do FC Porto se ele for do FCP...e se ele for do Sporting então evite falar-lhe de futebol nos próximos tempos...
Aqui é muito importante que não se engane!! Isto é, não ofereça o Almanaque do Benfica a um portista e vice versa! Os efeitos poderão ser catastróficos... e o mais provável é o livro ir parar à lareira.

O Gato Fedorento Ricardo Araújo Pereira compilou a sua rubrica radiofónica Mixórdia de Temáticas (aka Mixórdia de Tomate e Queijo) num fantástico, e muito divertido, livro! Esta será uma prenda óptima para os mais divertidos.


Muito importante!
Antes de escolher definitivamente certifique-se que ele ainda não tem esse livro...se tiver...toca a rever o processo de selecção!

Se ficou completamente perdida, então o mais fácil será optar pelo Book Gift da Porto Editora - quem escolhe o livro é ele!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário