Destaques

0 A Morgadinha dos Canaviais - Opinião

A Morgadinha dos Canaviais

My rating: 3 of 5 stars

Henrique de Souzellas é exactamente do tipo que eu gosto de adjectivar livremente de choninhas!

Hipocondríaco e convencido que desta vez o episódio será fatal, Henrique troca uma vida folgada na capital por uma bem mais modesta, numa remota aldeia minhota. O seu debate contra a vida do campo, comparando-a sempre injustamente com a civilização urbana, persegue-o quase até à conclusão do livro. Não fosse desenvolver um outro tipo de «interesse» e, provavelmente, Henrique nunca se reconciliaria com a vida rural.

Júlio Dinis mantém-se fiel ao seu estilo, sendo óbvias algumas semelhanças com personagens de outros livros de sua autoria, bem como com determinados enfoques de moralismo e ideologias.

Costumo gostar imenso tanto da composição escrita de Dinis como das histórias que nela encontro. Infelizmente, «A Morgadinha dos Canaviais» é a primeira vez que me fico apenas pela apreciação da escrita. Não simpatizei particularmente com nenhuma das personagens nem tampouco com o enredo que as interliga.

O final imprevisível e o largo número de acontecimentos distintos tornam a leitura interessante...e este livro lá terá os seus pontos altos, mas no geral, «A Morgadinha dos Canaviais», não me fascinou.


Frases Preferidas:
«Quando não se pode contar com a boa fé dos outros, perde sempre quem for escrupulosamente fiel à sua.»
«Às vezes o olhar menos significativo, a palavra menos pensada, é pelo coração interpretada de maneira tal que ele próprio se sente estremecer.»
 «Além de que, há almas tão tristes, que intimidam outras. E a minha é dessas.»

View all my reviews

Nenhum comentário:

Postar um comentário