Destaques

0 Henning Mankell


Henning Mankell nasceu em Estocolmo, em 1948, e passou a sua infância na Suécia devido à colocação do seu pai como juiz na pequena cidade de Sveg.

A mãe deixou a educação dos filhos a completo encargo do pai, abandonando-os. Henning aprendeu, através da leitura, que a imaginação não era apenas um instrumento da criatividade, mas também de sobrevivência.

Quando Henning tinha 13 anos, a família mudou-se para a cidade de Borås, onde o escritor frequentou o ensino secundário. Aos 16 anos, Henning partiu para Paris onde trabalhou como estivador num navio sueco que transportava carvão e ferro da Europa para a América. Em 1966, assentou em Paris, onde permaneceu durante um ano lutando contra dificuldades económicas até partir para Estocolmo. Foi aqui que escreveu a sua primeira peça, «The Amusement Park».

Em 1973, após a morte do pai, o primeiro livro de Henning Mankell foi publicado: «The Stone Blaster». Desde que a avó o ensinara a ler e a escrever aos seis anos que Henning nutria um especial interesse sobre o continente africano e foi para lá que foi viver, mais precisamente na Guiné, no mesmo ano de publicação do seu primeiro livro. Desde esta altura que Henning Mankell não abandona definitivamente o continente africano, onde permanece cerca de metade do ano a colaborar com o Teatro Avenida em Moçambique, conciliando esta atividade com a escrita.

A sua paixão por África e o interesse pelo funcionamento do sistema judicial adquirido devido à profissão do seu pai, têm sido fortes influências no trabalho literário de Henning Mankell.

Em Portugal estão publicados 11 livros de Henning Mankell, nove dos mesmos pertencentes à Série Kurt Wallander, composta por dez livros no seu total. Além destes, estão publicados também outros dois livros deste escritor, incluindo o mais recente: «Sapatos Italianos».


Livros de Henning Mankell Publicados em Portugal:

Série Kurt Wallander:
✐ Assassino sem Rosto;
✐ Os Cães de Riga;
✐ A Leoa Branca;
✐ O Homem que Sorria;
✐ A Falsa Pista;


Outros Livros:
✐ Tea-Bag - O Sorriso da Esperança
✐ Comédia Infantil;
✐ Sapatos Italianos;

Assassino Sem RostoOs Cães de RigaA Leoa BrancaO Homem que Sorria A Falsa PistaA Quinta MulherUm Passo AtrásA Muralha InvisívelComédia InfantilSapatos Italianos




Nenhum comentário:

Postar um comentário