Destaques

0 Arthur Conan Doyle

Fotografia de Sir Arthur Conan Doyle, autor da famosa série de livros de «Sherlock Holmes»
O terceiro de três irmãos, Arthur Conan Doyle nasceu em Maio de 1859 em Edimburgo, com ascendentes irlandeses. 

Aos nove anos, Conan Doyle foi enviado para uma escola jesuíta, entrando depois no Storyhurst College, onde permaneceu até aos 16 anos. A sua formação académica prosseguiu com o curso de medicina na Universidade de Edimburgo (1876 - 1881) e foi durante este tempo que Conan Doyle começou a dedicar-se à escrita de pequenas histórias, publicando a primeira ainda antes dos seus 20 anos. 

Em 1885, Conan Doyle terminou o seu doutoramento e casou com Louisa Hawkins, que faleceu 21 anos depois, vítima de tuberculose. Deste casamento resultou o nascimento de duas crianças: Mary Louise e Arthur Alleyne Kingsley. 

Em Março de 1886, começou a congeminar a trama que o tornaria famoso, o nome original era «A Tangled Skein», apresentando duas personagens principais: Sheridan Hope e Ormond Sacker…dois anos depois esta história foi publicada com o nome de «Um Estudo em Vermelho», e com o nome das personagens alterado para Sherlock Holmes e Dr. Watson! 

Desistindo da sua carreira médica e encerrando de uma vez por todas o seu consultório, Conan Doyle dedicou-se por inteiro à escrita. Depois da publicação de alguns livros da série Sherlock Holmes, foi numa viagem à Suíça que Conan Doyle descobriu o local onde terminariam as aventuras do seu herói, o que resultou no cancelamento de 20.000 subscrições da «The Strand Magazine», por parte dos fãs de Sherlock. 

Em 1894, o autor parte para a América com o seu irmão mais novo, com o objetivo de palestrar em mais de 30 cidades. A viagem foi um enorme sucesso e Doyle regressou a casa a tempo de festejar o Natal em família e da publicação da sua primeira história de «Brigadier Gerard», também na «The Strand Magazine», um sucesso entre os leitores. 

Para delícia de milhares de fãs, «The Strand Magazine», publicou em 1901 o primeiro episódio do quinto livro das aventuras de Sherlock Holmes, «O Cão dos Baskervilles». 

O Rei Edward VII convocou Conan Doyle para prestar serviços à coroa durante a Guerra Anglo-Boer…rumores dizem que esta convocação foi uma forma de o rei, um ávido leitor das aventuras de Sherlock Holmes, encorajar Doyle a escrever novas histórias. Seja como for, em 1903 «The Strand Magazine» começou a publicar os episódios do 6º livro da série, «O Regresso de Sherlock Holmes». 

No ano seguinte à morte da sua primeira esposa (1906), Arthur casou com Jean Elizabeth Leckie, por quem se tinha apaixonado já em 1897. Com Elizabeth, Conan Doyle teve mais três filhos: Denis Percy, Adrian Malcolm e Jean Lena Annette. 

O sétimo livro de Sherlock Holmes, «O Vale do Terror», foi publicado em inícios do ano de 1914 mas a ausência da personagem principal na maior parte da história, descontentou imenso os fãs. Em compensação, o oitavo livro, «A Última Aventura de Sherlock Holmes» foi publicada no final do mesmo ano, com histórias que propagandeavam a guerra emergente. Foi esta mesma guerra que lhe levou o filho, Kingsley, os seus dois irmãos e dois sobrinhos. 

Em 1918, intrigado como sempre pelo oculto e pelo sobrenatural, Doyle viaja pela América, Austrália e África acompanhado dos seus três filhos gastando nestes anos mais de um quarto de milhão em busca do mundo esotérico - o que o levou à necessidade de ganhar dinheiro e, consequentemente, à escrita de mais volumes da série do Professor Challenger. 

Doze histórias sobre as explorações de Sherlock Holmes foram compiladas num último livro, publicado 1928, com o nome de «Os Arquivos de Sherlock Holmes». 

Arthur Conan Doyle faleceu aos 71 anos, vítima de um ataque cardíaco, dedicando as suas últimas palavras à esposa. 



Autor de vários romances históricos, séries de livros, poemas e peças; das aventuras de Sherlock Holmes, Conan Doyle deixou-nos nove livros: 

✎ Um Estudo em Vermelho;
Perfil Sherlock Holmes: extraído do livro «A Última Aventura de Sherlock Holmes» - Edições Europa-América / Clube do Crime✎ O Sinal dos Quatro;
✎ As Aventuras de Sherlock Holmes;
✎ Memórias de Sherlock Holmes;
✎ O Cão dos Baskervilles;
✎ O Regresso de Sherlock Holmes;
✎ O Vale do Terror;
✎ A Última Aventura de Sherlock Holmes;
✎ Os Arquivos de Sherlock Holmes;


Nenhum comentário:

Postar um comentário