Goodreads

Destaques

0 Amália - O Romance da Sua Vida + Opinião

Um romance extraordinário e uma verdadeira homenagem à nossa maior diva. 

Livro sobre Amália Rodrigues, de Sónia LouroSónia Louro apresenta-nos uma Amália humana como nós, que rouba flores em jardins e não suporta palavrões. Uma Amália por quem estamos perdidamente apaixonados ao chegar à última página.

Este é o romance sobre a vida de Amália, a fadista mais amada e, simultaneamente, mais desconhecida em Portugal. Operária numa fábrica de rebuçados, estreia-se a cantar em 1939. Movida apenas pela vontade de cantar e sem qualquer ambição, nem sonha que um dia será a maior artista portuguesa de sempre.

Ganhando rapidamente projecção internacional, deixa multidões rendidas à sua voz. E também os corações se rendem ao seu magnetismo: do simples povo a estrelas como Charles Aznavour ou Anthony Quinn. Mas enquanto destroça corações, o seu vive apenas desilusões. Várias vezes contempla o suicídio. Recebendo propostas milionárias para ficar a trabalhar no estrangeiro, o amor a Portugal fá-la sempre regressar. Ano após ano arrebata galardões, conquista os críticos e cruza-se com as grandes personalidades do seu tempo: Édith Piaf, Hemingway, Frank Sinatra.

No final da vida, o que pode querer alguém com o mundo a seus pés? A felicidade que nunca sentiu? A autoconfiança que nunca teve? Amália deixou-nos no dia 6 de Outubro de 1999 com uma só ambição: que a chorássemos quando morresse. Uma vida tão bela quanto inspiradora.

Autor: Sónia Louro
Editor: Saída de Emergência (Setembro, 2012)
Páginas: 384


Opinião

Em Amália - O Romance da Sua Vida a autora, Sónia Louro, leva-nos a acompanhar o percurso de vida de Amália Rodrigues desde 1939, quando entrou pela primeira vez no Retiro da Severa para cantar fado, até à noite de 5 de Outubro de 1999, aquela que a silenciaria para sempre.

Antes de mais, e porque isso decerto influencia imenso a minha opinião sobre o livro, devo confessar a enorme admiração que sinto por Amália. Só não li Amália - O Romance da Sua Vida mais cedo porque, ao reconhecer o enorme fardo que deve ser para um escritor matizar assim, tão intimamente, uma figura tão querida do povo e ainda tão fresca na nossa memória colectiva, receei que o peso dessa mesma responsabilidade se traduzisse em bajulice desmedida…E então soube, quando me arrepiei no final do prólogo como sempre me arrepio quando ouço Amália cantar, que estava prestes a embarcar numa «viagem» memorável.

O meu receio revelou-se completamente infundado - Sónia Louro distingue realmente, e justamente, Amália dos restantes pela sua personalidade, irreverência e talento mas traz-nos também toda a sua melancolia, falta de confiança e timidez. E, porque são absolutamente indissociáveis, este livro não é «apenas» sobre a vida da fadista mas é também sobre o próprio fado. Amália representou Portugal como nenhum outro artista, antes ou depois, espalhou o fado pelo país e pelo mundo, modificando-o, elevando-o. Neste romance, o fado tem mais destaque do que qualquer outro amante, familiar ou amigo na vida de Amália; como se o romance da sua vida fosse com o fado…

No entanto, a autora parece esforçar-se por tornar o livro factual ao máximo, pelo que algumas facetas mais pessoais da vida de Amália passam como breves anotações no livro, o que me deixou a sensação de este estar ligeiramente incompleto. Por um lado, não desejaria que a autora se deixasse levar pela imaginação pessoal, mas, por outro, ninguém é composto apenas de factos…

Ainda assim, penso que a autora nos oferece neste livro uma magnífica perspectiva sobre «o fado de ser Amália».
View all my reviews

Nenhum comentário:

Postar um comentário