Destaques

0 Easy Money

Sinopse:
«Um sombrio romance urbano que arrasta o leitor pelas entranhas de uma capital aparentemente asséptica e que é ao mesmo tempo um cocktail explosivo onde não faltam paixões, droga e sexo...
Mrado, membro da máfia jugoslava, é capaz de partir, com uma mão, os dedos de um adversário ao mesmo tempo que acaricia, com a outra, a bochecha da sua filha.
JW é um estudante que trabalha de noite para financiar as suas farras com os ricaços e que sonha tornar-se o rei da noite.
Jorge, traficante de droga, planeia a sua fuga da prisão para acabar com quem o denunciou.
Todos procuram uma forma rápida de conseguir dinheiro, e o mundo da cocaína acaba por juntá-los. Mas estes três homens vêem-se em breve unidos num objectivo mais importante: vingar-se do homem que os prejudicou.
Um thriller rápido e petrificante cuja acção decorre numa cidade que faz lembrar a Nova Iorque dos anos trinta, onde a violência podia surgir a qualquer esquina.»

Autor: Jens Lapidus
Editor: Casa das Letras (2010)
Páginas: 514
Título Original: Snabba Cash (2006)
Cotação: 


Easy Money faz parte de uma trilogia (Stockholm Noir Trilogy), mas em Portugal apenas o primeiro volume desta trilogia foi publicado (2010) e não há previsão para a publicação dos seguintes volumes...




A Minha Opinião:
«Easy Money» leva-nos até Estocolmo, ou melhor, ao lado negro da sociedade sueca.
É neste mundo criminoso que ficamos a conhecer Mrado, Jorge e JW. Sim! - desta vez estamos do lado dos «maus da fita», temos acesso aos seus pontos de vista, motivos, discorrimentos lógicos e objectivos. 
Numa concepção típica e estereotipada, Mrado seria o gigantone bárbaro (e aparentemente pouco inteligente) que parte tudo o que estiver numa distância imediata e atira em tudo o que estiver ligeiramente afastado. Jorge seria o estrangeiro criminoso intermédio, fugidio como uma enguia, traidor como só ele...aquele que é sempre o primeiro a pôr-se a mexer quando as coisas se complicam. E Jw...a carinha laroca que se safa de todas as consequências...com o penteado no sítio. 
Mas em Easy Money há muita mais profundidade em cada um destes indivíduos. E, sem saber bem como, acabamos a simpatizar com todos eles. 
Carregada de acção e violência, a leitura segue a um ritmo bastante rápido e emocionante - um história realista e interessante. 
O problema com «Easy Money» é que faz parte de uma trilogia (The Stockholm Noir Trilogy) e não há previsão para a publicação dos outros dois volumes em Portugal (Aldrig Fucka Upp e Livet Deluxe)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário