Destaques

0 Óscar




Sinopse:

«Quando Óscar começou a viver no lar Steere House, em Rhode Island, ninguém lhe prestou especial atenção. Era um gato como os outros, gostava de sol, de uma boa soneca à janela, de se espreguiçar demoradamente. Não era muito simpático, pelo contrário, fugia de mimos e companhia. Mas nem sempre. Quando um dos residentes piorava, o gato começava a visitá-lo com mais frequência. Até ao dia em que suavemente subia para a cama dele, enroscava-se, e dali já não saía. Era o início da vigília, era um sinal do fim. Naqueles momentos Óscar parecia outro; criava uma ponte, abria os corações ao inevitável adeus. E depois, tão silenciosamente como tinha entrado, retirava-se de cena.»




Autor: David Dosa
Editora: Caderno (2010)
N.º Páginas: 270
Título Original: Making Rounds With Oscar (2009)

Cotação: 


_______________________________________

A Minha Opinião:

Quem parte do princípio que Óscar conta a história de um gato não podia estar mais enganado...é muito mais do que isso!


Na verdade, o gato Óscar mantém-se sempre na periferia, como é característico dele, enquanto o Dr. David Dosa partilha as histórias dos seus pacientes, vítimas de demência e Alzheimer,relata as dificuldades da doença na perspectiva dos familiares destes pacientes, a forma como lidam com a doença e com a inevitabilidade da morte.

Ao relatar estas histórias de vida e morte, o Dr. David Dosa deixa patente a importância dos animais na nossa vida bem como a sua influência, a companhia que nos fazem e o amor incondicional que nos devotam. 

Dosa enriquece o livro ao adicionar ainda pequenos pedacinhos da sua vida pessoal e pontos de vista próprios. 

A história é pequena, de leitura breve e rápida. Não se trata obviamente de uma grande obra literária mas o seu conteúdo é formidável e tocante. Também estaríamos a iludir-nos idioticamente se esperássemos uma capacidade de escrita formidável por parte de um médico. 

Ao contrário do que pode parecer, este livro não é deprimente, tem partes bastante tristes, é verdade, e é um livro que fica na nossa mente muito tempo depois de o termos acabado. Mas é também reconfortante e encorajador, de certa forma - útil para familiares de pessoas que sofrem com estas doenças. 


Óscar não é o único gato residente no lar, mas é o único que exibe este comportamento intrigante. E é quando as pessoas fogem, evitando um envolvimento mais profundo com o fim da vida, que Óscar se aproxima e se compromete silenciosamente a acompanhar a pessoa na viagem até ao fim. 


Resumindo - um livro tocante e muito interessante. Contudo, quem o adquirir a pensar que vai ler uma história sobre um gato pode encontrar-se decepcionado no final. 

Esperemos que este livro sirva de encorajamento para o recurso a animais como parte da terapia, combatendo a sensação de solidão e isolamento que pode afectar este tipo de pacientes. 


Publicado em 20 países, parece que Dr. Dosa ajudou Óscar a levar a sua missão além da Steere House Nursing & Rebilitation Center em Providence (Rhode Island). 

Magnífico!

"Um cão vem quando o chamamos, o gato fica com o recado e responde mais tarde."

Nenhum comentário:

Postar um comentário