Destaques

1 Os Filhos da Droga

~ Os Filhos da Droga ~ de Christiane F. 




Sinopse:
«Pareceu-nos que a história de Christiane dizia muito mais sobre a situação de uma parte da juventude do que qualquer relatório. Esta história é excepcional e, ao mesmo tempo, de todos os dias. Fala-nos de relações familiares deformadas, da passagem da infância à adolescência num ambiente de cimento e consumo passivo, mortal para a fantasia, da falta de orientação dos adolescentes e do diálogo entre eles e os adultos. Até o que esta história contém de mais excepcional se repete milhares de vezes: a: penetração da heroína nas discotecas, nos lares juvenis, nas escolas; a prostituição juvenil; a miséria em determinados meios sociais , que continua até hoje escondida da consciência pública. Christiane F. queria que se escrevesse este livro porque se sentia levada a romper o vergonhoso silêncio que rodeia o tema.»

Autor: Christiane F. 
Editora: Livros do Brasil (1999) 
N.º de Páginas: 352 
Título Original: Wir Kinder vom Bahnhof Zoo (1979) 

Cotação: 



A Minha Opinião:
A minha irmã comprou este livro há vários anos e leu-o na adolescência. Eu acabei por pegar nele na mesma altura e, já que temos 5 anos de diferença uma da outra, li-o ainda muito nova - o que só contribuiu para o tornar ainda mais marcante. 

A história verídica de Christiane, contada pela própria de forma muito honesta, direta e seca, é das mais impressionantes; deixando a sua marca no leitor por muitos e muitos anos. O relato chocante e brutal da vida de Christiane desde criança, passando por uma adolescência marcada pelo vício da heroína e pela perturbadora contenda para o alimentar, sensibiliza-nos para este problema real. 

Christiane aborda, sem sermonear, mas sim pondo em evidência de forma bastante detalhada e gráfica, os perigos que atravessamos na adolescência: companhias inconvenientes, experimentação, os prejuízos que nos podem causar as nossas escolhas e como isso pode desencadear uma espiral de eventos cada vez mais obscuros. Um livro único e memorável, ao qual é impossível ficar indiferente!


Sobre a Autora: 
Christiane F. (Vera Christiane Felscherinow) é uma ex-viciada em heroína, famosa pelo seu livro autobiográfico: Os Filhos da Droga, o qual descreve a sua luta com a toxicodependência durante a adolescência. 
Acabou por seguir pela carreira artística e tornou-se cantora.

Um comentário:

  1. isto é o filme?Eu não assisti por isso estou a perguntar .. mas só para que saibam o filme é diferente do livro tem modificações isso é só uma adaptação cinematográfica

    ResponderExcluir