Destaques

0 O Autor: Gabriel García Márquez



Gabriel José de la Concordia García Márquez é um romancista colombiano (1928), argumentista e jornalista, sendo considerado um dos mais significantes autores do século XX, ganhando, em 1982, o Prémio Nobel da Literatura. Os familiares mais importantes para Gabriel García Márquez são o avô (veterano liberal da Guerra dos Cem Dias - um homem estimado e admirado que se recusava a manter silêncio sobre os massacres relacionados com as bananas - e um exímio contador de histórias) e a avó (cheia de superstições e crenças de folclore, enchendo a casa com histórias de fantasmas e premonição - e a maneira como as contava, como se de verdades irrefutáveis se tratassem, influenciou o estilo literário que Márquez aplicou à sua mais aclamada obra: Cem Anos de Solidão). 
Os seus pais foram como autênticos estranhos para si durante os primeiros anos da sua vida. Uma vez que o pai se opunha à sua escolha romântica, a mãe de Gabriel García Márquez saiu de casa e foi viver com o marido para longe. A pobreza em que viviam impossibilitou-os de criar o primeiro filho, Gabriel García Márquez, que os avós aceitaram em sua casa, criando-o.

O avô acabou por falecer quando Gabriel tinha apenas 8 anos e, devido ao aumento progressivo da cegueira da avó, acabou por ter que ir viver com os pais que o enviaram para o colégio para iniciar a sua educação formal. Na escola, era conhecido como O Velho, por ser tão sério e pelo seu pouco interesse em desporto, preferindo escrever poemas cómicos e desenhar. Ao ser-lhe atribuída uma bolsa para estudantes dotados, Gabriel García Márquez partiu para a escola secundária, em Bogotá. Seguindo o desejo dos pais, Gabriel García Márquez entrou no curso de direito da Universidade Nacional em Bogotá. Enquanto visitava os pais conheceu Mercedes, a sua futura esposa, pela qual esperaria 14 anos para casar. 

Desinteressando-se pelos estudos, Gabriel García Márquez começou a faltar às aulas e a negligenciar os estudos, até que um livro mudou a sua vida (Metamorfose - Kafka). Com este livro Gabriel García Márquez percebeu que a literatura não tinha que seguir uma narrativa estrita e desenrolar-se num enredo tradicional. Começou então a ler vorazmente e a escrever ficção, publicando a sua primeira históriaem 1946 no Jornal Liberal de Bogotá (El Espectador), para o qual escreveu mais 10 histórias. 

Os confrontos resultantes do assassinato de Gaitán levaram ao encerramento da Universidade Nacional e Gabriel García Márquez mudou-se para a Universidade de Cartagena onde escrevia uma coluna diária para o jornal El Universal. Em 1950 decidiu finalmente abandonar o curso de direito, dedicando-se à escrita. 

Apesar do jornalismo e das histórias curtas que escreveu, é pelos seus romances que é conhecido inernacionalmente - tais como Cem Anos de Solidão (1967), O Amor nos Tempo de Cólera (1985). Os seus trabalhos foram aclamados pela crítica, atingindo um largo sucessos comercial, principalmente por popularizar um estilo literário diferente, o realismo mágico (utilização de elemento0/eventos mágicos de forma a explicar experiências reais).
Obras:
  1. Cem Anos de Solidão;
  2. O Amor nos Tempos de Cólera;
  3. Crónica de Uma Morte Anunciada;
  4. Memória das Minhas Putas Tristes;
  5. O Outono do Patriarca;
  6. No One Writes to the Colonel and Other Stories;
  7. O General no seu Labirinto;
  8. Do Amor e outros demónios;
  9. Doze Contos Peregrinos;
  10. A Incrível e Triste História da Cândida Eréndira e da sua Avó Desalmada;
  11. Ninguém Escreve ao Coronel;
  12. Viver Para Contá-la I (memórias do autor);
  13. Relato de Um Náufrago;
  14. Notícia de Um Sequestro;
  15. A Hora Má: O Veneno da Madrugada;
  16. Leaf Storm and Other Stories;
  17. Os Funerais da Mamã Grande;
  18. A Revoada;
  19. Olhos de Um Cão Azul;
  20. Bon Voyage Mr. President and Other Stories;
  21. Um Senhor Muito Velho com Umas Asas Enormes;
  22. Diatriba de amor contra un hombre sentado: Monólogo en un acto 
  23. La luz es como agua 
  24. Yo no vengo a decir un discurso
  25. El verano feliz de la señora Forbes
  26. La siesta del martes
  27. Erendira
  28. A Country for Children

Nenhum comentário:

Postar um comentário