Destaques

0 Livros Susanna Tamaro

Todo o Anjo é Terrível 

Todo o Anjo é Terrível é a história de uma menina que nasce no seio de uma família inexpugnável, que não consegue dormir à noite pensando nas perguntas a que ninguém nunca responde, que cresce num país moldado pelos fantasmas da guerra. Uma menina que se torna adulta e procura compreender a beleza terrível que caracteriza o mundo, e que acaba por encontrar um porto seguro e por se libertar através do imenso poder das palavras e da escrita.
Essa menina é Susanna Tamaro, e este livro de memórias é a sua obra mais corajosa, intimista e intensa até à data. Uma autobiografia que é também um romance de formação e uma leitura que flui num contínuo ininterrupto.

Autor: Susanna Tamaro
Editor: Editorial Presença (Julho, 2013)
Género: Memórias
Páginas: 224
Original: Ogni Angelo è Tremendo (2013)

Com a Cabeça nas Nuvens

«A fuga incessante ao destino inevitável de se tornar adulto é o móbil de Ruben, o adolescente que protagoniza o romance. Vivendo inicialmente num mundo idílico de fantasia e liberdade, Ruben vê-se obrigado a actuar e a cumprir as regras severas que Oskar, o seu intransigente perceptor, lhe impõe. Mas Ruben foge conduzido pelo pânico, iniciando uma viagem mirabolante, durante a qual se vê envolvido com personagens excêntricas e inquietantes, em ambientes surreais. O seu rumo? A América onde se encontra o riquíssimo tio Isaac e onde Ruben crê ser possível fazer perdurar a sua infância. Contudo...evaporados os sonhos da adolescência, Ruben regressa a casa descobrindo o que deles resta intacto em cada um de nós. Galardoado em 1989 com o "Prémio Elsa Monte", este livro vem confirmar a originalidade de Susanna Tamaro.»


N.º de Páginas: 124
Título Original: La testa fra le nuvole (1989)


Para Uma Voz Só

«Para Uma Voz Só é um livro de contos, belíssimos, delicados e pungentes, que vem confirmar a sensibilidade literária, aliás sobejamente reconhecida, da autora do sucesso extraordinário que foi Vai Aonde Te Leva o Coração. São histórias de crianças solitárias, ultrajadas, tristes; de criaturas expostas, denunciadoras de um mal-estar contemporâneo que transparece nas palavras dos seus diários, dos seus diálogos. Tamaro perscuta as profundezas da alma humana com o à-vontade do espeleólogo, insinua-se nos seus meandros mais recônditos com uma subtileza consciente que a pressente e revela em toda a sua vulnerabilidade face à dureza quase insustentável do mundo. A simplicidade e o requinte, a naturalidade e o sentido poético confluem numa escrita inteligente e enternecedora.»


Editora: Editorial Presença (2000)
N.º de Páginas: 160
Título Original: Per Voce Sola (1989)
Cotação: 


A Minha Opinião:
É magnífico observar a mestria com que Susanna Tamaro consegue partilhar cinco histórias, todas diferentes e completamente independentes umas das outras, deixando-nos submersos numa atmosfera sufocantemente sombria.

Abordando com destreza temas inquietantes, Tamaro construiu um livro perturbador e comovente, avançando agilmente para novas histórias sem quebrar por completo o ritmo da leitura. 

Das cinco histórias que constituem Para Uma Voz Só, as que são relatadas por crianças têm um enorme poder inquietante. Também a primeira narrativa do livro, pela sua subtileza, está escrita de forma tão fenomenal que só temos plena consciência do que acabámos de ler quando a história chega ao fim.

Susanna transmite-nos a inocência destas crianças e a forma ingénua com que interpretam o que vivenciam. É arrepiante a candura com que uma das personagens relata os episódios sórdidos e bárbaros de que é vítima. Chocando a inocência contra a perversão, Susanna Tamaro escreve sobre o comprometimento da pureza destas crianças. 

O Cavaleiro Lua Cheia

«Naquela casa estranhos desparecimentos de comida acontecem sem que se saiba quem é o seu autor. Até que um dia a mãe do Miguel se apercebe de quão anafado está o seu filhote. O mistério desvenda-se e o Miguel passa a frequentar a Clínica Estica Larica da qual foge após algum tempo. É durante essa fuga que conhece um estranho inventor que o fará viver uma grande aventura da qual ele será o grande herói. Não tivesse o Miguel a sua carita em formato de Lua-Cheia... Depois de Um Lugar Mágico, também integrado na colecção Estrela do Mar, a autora do bestseller mundial Vai Aonde Te Leva o Coração, surge com mais um divertido e imaginativo livro dedicado aos leitores mais jovens.»


Editora: Editorial Presença (1999)
N.º de Páginas: 108
Título Original: Cuore di Ciccia (1992)


Vai Aonde te Leva o Coração

«Livro sensação, livro de descoberta ou de redescoberta e por isso mesmo livro não alheio à diversidade de reações. Através de um registo em que três gerações de mulheres dialogam, numa voz que reconta as suas vidas, Susanna Tamaro serve-se dessa estrutura narrativa para confrontar os diferentes tempos vividos e reavaliar este ciclo geracional. A leitura deste livro é enleante, quase hipnótica, comovente, o que justifica talvez o seu imenso sucesso internacional.»


Editora: Editorial Presença (2006)
N.º de Páginas: 120
Título Original:  Va Dove Ti Porta Il Cuore (1994)
Cotação: 


A Minha Opinião:
Pequeno, mas poderoso, Vai Aonde Te Leva O Coração é um livro que nos leva a reflectir sobre a vida - o confronto com o final da nossa vida, a sua volatilidade; o peso do passado, a sua força; a importância das coisas que deixamos por fazer ou dizer; a forma como nos comportamos, como se fôssemos viver para sempre; como nos podemos alhear dos outros, pondo a nossa vida pessoal à frente das nossas relações.

Escrito de forma fluída, com recurso a uma escrita inspiradora e profunda, Vai Aonde Te Leva O Coração é muito introspectivo e incita-nos a ter cautela: porque não podemos recuperar o passado...nem alterá-lo.


O Menino Que Não Gostava de Ler

«No dia em que Leopoldo fez oito anos, os pais ofereceram-lhe dois livros, tal como acontecia em todos os aniversário desde que tinha nascido! Leopoldo sentiu-se tão triste e infeliz... não gostava mesmo nada de ler. Sempre que tentava fazê-lo, as letras começavam a misturar-se umas nas outras numa grande confusão de rabiscos pretos sem qualquer significado. Mas os pais não entendiam o seu problema e insistiam tanto para que ele lesse que um dia Leopoldo decide fugir de casa! É então que conhece alguém muito especial, um grande amigo, que descobre o que realmente se passa com ele e juntos começam a partilhar muitas e muitas páginas de aventuras, sonhos e fantasia... 
O Menino Que Não Gostava de Ler é outro exemplo do excelente trabalho feito por Susanna Tamaro na literatura infantil.»


Editora: Editorial Presença (2001)
N.º de Páginas: 40
Título Original: Papirofobia (1997)


Um Lugar Mágico

«Existe um lugar, num bosque perdido no meio de uma grande cidade, onde os homens, por medo, nunca entraram - o Círculo Mágico, o sítio onde um dia caiu uma estrela.Esse santuário da natureza é também um refúgio para muitos animais: tartarugas, peixes vermelhos, esquilos, patos reais, raposas, gaivotas, grilos, porquinhos-da-índia, gatos e... uma loba, Guendy. No entanto a paz e a alegria que lá encontraram estão ameaçadas. Sua Moleza Imunda Almôndega I engendrou um plano diabólico para transportar o planeta num monte de cimento coberto de Super-Mega-Hiper-Mercados, televisões e antenas parabólicas. Mas o amor pelas flores, pelos animais e por tudo o que é belo é mais forte e encontra em Rick, o bebé humano que Guendy adoptou como filhote, em Ursula, a chimpanzé sábia, e na gata Dodó os seus mais apaixonados defensores.»


Editora: Editorial Presença (2002)
N.º de Páginas: 136
Título Original: Il Cerchio Magico (1995)


A Alma do Mundo

«Este romance de Susanna Tamaro constitui de algum modo uma viragem numa carreira literária já largamente confirmada pela originalidade e valor. De certa forma dá continuidade a uma linha temática que havia inspirado títulos anteriores, e que abre sempre um espaço de intensa procura. Neste romance esboça-se no entanto uma ruptura: o percurso da consciência ganha uma nova dinâmica, como uma dessas partículas alucinadas provenientes do "intolerável clarão" da grande explosão inicial, movida por formidável energia até aos limites de uma escuridão informe e inacessível à razão. Mas este é também um livro que permanece atento ao mundo de hoje e às relações entre as pessoas. Um livro que não recua perante o grau de desordem que nos ameaça e que sempre esteve contida nessa força expansiva e criadora que programou simultaneamente a destruição.»


Editora: Editorial Presença (2000)
N.º de Páginas: 264
Título Original: Anima Mundi (1997)


Querida Mathilda

«"...há uma grande necessidade de diálogo, de confronto, e existem muito poucos espaços para o fazer. Há muitos que gritam e poucos que falam. Tive então a ideia de uma janela, de um espaço que abre para fora do quarto e deixa entrar o ar fresco." Dentro desse quarto vemos uma mulher habitando o seu espaço quotidiano. Está sempre em movimento - sentindo, pensando, agindo, e desejando comunicar a outros as suas reflexões que nascem de um perpétuo caminhar e questionar. Na sua solidão, a mulher da janela recebe em si o impacto das coisas que acontecem lá fora. Num desejo também de dar voz ao sofrimento, ao conflito, às experiências humanamente significativas, nestes tempos de grande vazio deixado por um século de ideologias e utopias, um desejo de "ver no meio de tudo isso alguns sinais de mudança, protegê-los e alimentá-los como, na antiga Roma, as Vestais protegiam o fogo. Sem sono, nem distracções."»


Editora: Editorial Presença (2000)
N.º de Páginas: 166
Título Original:  Cara Mathilda (1997)


Tobias e o Anjo

«Havia apenas um maneira de Marta mostrar o seu descontentamento para com a separação dos pais, agora que já não tinha a companhia do avô para a confortar - FUGIR DE CASA. Sozinha por entre ruas feias de subúrbios tristes, Marta encontra Tobias, que lhe revela a tristeza que os pais sentem devido à sua saída de casa. É então que a menina decide voltar percebendo que afinal a sua fuga alterara o comportamento desatento e agressivo dos seus progenitores E tudo isto por causa do Tobias, afinal o seu anjo da guarda... Mais um livro dedicado ao público infanto-juvenil da autora do bestseller mundialVai Aonde Te Leva o Coração.»


Editora: Editorial Presença (1999)
N.º de Páginas: 92
Título Original:   Tobia E L'angelo (1998)


Regresso a Casa


«Regresso a Casa reúne três momentos escritos que representam três oportunidades únicas de um encontro mais próximo e íntimo com o pensamento - e sentimentos - daquela que é por muitos considerada uma das mais reputadas autoras italianas dos nossos dias: Susanna Tamaro. Num primeiro momento ficamos a conhecer a sua intervenção, em Agosto de 1999, no encontro de Rimini, e que versou sobre o tema do Desconhecido e do Mistério. Num segundo momento, é-nos apresentado o discurso que a escritora foi convidada a fazer na Basílica Romana de S. Giovanni in Laterano sobre a temática da Justiça e o Perdão. E por fim, um colóquio entre Tamaro e Giuseppe Romano revela-nos um pouco mais da vida e personalidade da autora de Vai Aonde Te Leva o Coração. Uma obra profundamente imbuída do sentido do mistério e do assombro perante a criação, a beleza e a Vida. Ao longo das suas páginas acompanhamos as reflexões de Tamaro sobre o transcendente, a vertigem do infinito, o acaso, a necessidade de reconciliação connosco mesmos, a liberdade, o amor e, claro, e sempre, a escrita.»

Editora: Editorial Presença (2000)
N.º de Páginas: 84


Escuta a Minha Voz

«Susanna Tamaro é autora de vários bestsellers e aclamada em todo o mundo. Desde a publicação deVai Onde Te Leva o Coração, que os leitores se habituaram às histórias fascinantes e envolventes da autora que faz questionar a vida e a própria existência, de uma forma pacífica e cativante. 
Em Escuta a Minha Voz, Susanna Tamaro retoma a marcante recordação do dia em que a árvore do quintal da casa onde vivia em criança foi cortada, arrancada e dilacerada. Ao longo deste romance, a autora ressuscita as personagens de Vai Onde Te Leva o Coração dando-nos conta da importância que as raízes familiares têm para a formação do ser humano bem como para o seu crescimento. Um surpreendente e emocionante regresso de uma das autoras mais aguardadas pelos leitores do mundo inteiro.»


Editora: Editorial Presença (2006)
N.º de Páginas: 160
Título Original: Ascolta La Mia Voce  (2006)


Para Sempre


«Desde Vai Aonde Te Leva o Coração que Susanna Tamaro não escrevia uma história de amor tão rica, intensa e poética como esta. O protagonista é Matteo, um homem que vive há vários anos no cimo de uma montanha e se confronta diariamente com a sua própria consciência através de um fluxo de recordações que nos vão revelando as personagens e os acontecimentos que determinaram o seu passado e o conduziram até ali. Para Sempre é uma narrativa extraordinária que toca os temas mais relevantes da nossa existência com uma simplicidade rara que nunca deixa de nos fascinar.»

Editora: Editorial Presença (2011)
N.º de Páginas: 160
Título Original: Per Sempre  (2011)



Um Companheiro Inesquecível


«Amada por leitores de todo o mundo, Susanna Tamaro apresenta-nos uma história inspirada e de extrema sensibilidade sobre Anselma, uma professora reformada, que vive triste e sozinha depois da morte do marido e dos filhos terem crescido e optarem por um rumo diferente do seu. Ainda mais solitária se sente depois da perda por doença da sua amiga de infância, Luisita. Porém, um dia, verá o seu quotidiano transformar-se por completo ao encontrar um magnífico papagaio amazónico abandonado no caixote do lixo. Sem hesitar, decide levá-lo para casa. Dá-lhe o nome de Luisito e projecta todo o seu afecto nele, curando a sua asa ferida, alimentando-o e ensinando-o a falar. A relação entre os dois torna-se inquebrável sendo o papagaio responsável pela recuperação da dona e ajudando-a a libertar o seu coração gelado. Mas alguém deseja pôr fim à coexistência entre os dois e Anselma terá de lutar com todas as suas forças para que tal não aconteça. Uma fábula moderna para públicos de várias idades.»

Editora: Editorial Presença (2008)
N.º de Páginas: 84
Título Original:  Luisito (2008)


Responde-me

«Este novo título de Susanna Tamaro, que sai praticamente em simultâneo com a edição italiana, era há muito aguardado com expectativa. Constituído por três histórias, encena viragens dramáticas, e de certa forma fundamentais, na vida de cada homem ou mulher em busca de um sentido para a existência. Entre as personagens, muitas são crianças expostas a condições de grande violência e abandono, e em todas transparece um desespero extremo, mas também um extraordinário sentido de responsabilidade perante o facto de estar vivo. Existe aqui um fio condutor, uma continuidade, que permite à autora explorar os abismos sombrios e os cumes luminosos da natureza humana. E ela fá-lo sem medo, sem contemplações, extraindo deles uma formidável energia que pode ser pura destruição, mas que Tamaro, quase alquimicamente, transforma em energia amorosa e criadora.»


Editora: Editorial Presença (2001)
N.º de Páginas: 176
Título Original:  Rispondimi (2001)


Um País Para Lá do Azul do Céu


«Apologista de valores humanitários essenciais à estrutura das sociedades Tamaro levanta o véu aos problemas da emigração ilegal. Em Um País Para Lá do Azul do Céu quatro histórias de sofrimento cruzam-se num olhar agudo e incisivo sobre comportamentos de xenofobia, desenraízamento social e exclusão a todos os níveis. Neste seu novo livro Susanna Tamaro revela-nos o ponto de vista dos mais fracos, oprimidos e vítimas das adversidades da vida. Indefesos e sem qualquer poder reivindicativo geram sentimentos de frustração, impotência e ansiedade. Uma obra que nos alerta para a forma como lidamos com os mais desprotegidos e que apela à consciência colectiva dos governantes de todo o mundo.»

Editora: Editorial Presença (2003)
N.º de Páginas: 96
Título Original:  Fuera (2003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário