Destaques

0 A Autora - Louisa May Alcott


Louisa May Alcott nasceu em Germantown, na Pensilvânia, em 1832. Filha de Abigail May e Amo Alcott, tinha três irmãs: Elizabeth, Anna e May. Escreveu sob diversos pseudónimos até começar a escrever sob o seu próprio nome. Faleceu em 1888.

O pai foi o responsável pela sua educação, um filósofo e professor, dedicado à reformulação social e educacional. A mãe foi uma grande influência na vida de Louisa, sendo uma activista que defendia os direitos da mulher e a abolição da escravatura, causas a que Louisa viria a juntar-se mais tarde. 

Todas as fases da vida de Louisa May lhe serviram de inspiração para a escrita. E também os amigos, dos quais faziam parte Ralph Waldo Emerson, cuja vastíssima biblioteca era várias vezes visitada por Louisa, e Henry Davis Thoreau. 

Aos 15 anos, consciente dos problemas financeiros da família, Louisa May Alcott começou a contribuir para o orçamento familiar mantendo trabalhos como professora, costureira, criada, etc. Encorajada pelos amigos e familiares que conheciam desde cedo o seu interesse pela escrita, Louisa começou a escrever poemas e pequenas histórias que eram publicados em revistas populares e peças que ela própria, junto com as irmãs, interpretava. 
"I will do something by and by.  Don’t care what, teach, sew, act, write, anything to help the family; and I’ll be rich and famous and happy before I die, see if I won’t!" ( ~ Louisa May Alcott)
O seu primeiro livro foi publicado quando tinha ainda 22 anos (Flower Sables). Em 1856 a sua irmã Elizabeth morre de febre escarlatina e Anna casa-se. Quando a Guerra Civil rebenta, Louisa alista-se como enfermeira e são as cartas que enviava para casa que servem de base ao seu livro Hospital Sketches (1863), um marco na sua carreira como escritora. 

Contraiu febre tifóide nos tempos em que estava ao serviço e o tratamento, que incluía mercúrio, comprometeu a sua saúde para o resto da vida. 

Já como escritora reconhecida, Louisa May Alcott suportava as despesas da família através da publicação de diversas obras, até que o editor lhe pediu que escrevesse um livro para raparigas - e é daqui que nasce Mulherzinhas. Um dos mais populares romance de todos os tempos e que inspirou várias adaptações em cinema. As sequelas deste livro são Good Wives (1869), Little Men (1871) e Jo's Boys (1886). Jo March, protagonista deste livro, é inspirada na personalidade da própria autora e foi a primeira heroina juvenil americana a agir por sua própria individualidade. 

Em 1877 morre Abigail e May casa em 1878, tendo uma filha (Louisa Lulu May) e falecendo um ano depois. Amos faleceu em 1888 e, apenas dois dias depois, é a vez da vida de Louisa chegar ao fim. 

Durante todo este tempo, dedicou a sua vida à escrita, publicando mais de 30 livros e colecções de histórias, contrariando uma sociedade que oferecia poucas oportunidades às mulheres.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário